No segundo semestre de 2019 a Prefeitura de Indaial promoveu o Programa Salto: Aceleradora de MEIs, inédito na cidade. A solução disponibilizada de forma gratuita aos participantes fez parte do Ciclo II – Projeto Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae. Foram onze semanas de intensos trabalhos, com laboratórios de trocas, mentorias e oficinas com foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor, foco no negócio e foco no crescimento.
Um relatório desenvolvido pela Impact Hub Floripa, empresa credenciada do Sebrae e responsável por desenvolver o Salto, apontou ótimos resultados em uma avaliação realizada com os 49 microempreendedores que concluíram o programa e agora começam 2020 prontos para crescerem ainda mais.
O projeto deixou marcas profundas na cidade e nos MEIs, acelerando os empreendimentos já existentes e auxiliando na evolução dos negócios. Do total de participantes, 55% estavam em fase de crescimento e consolidação quando entraram no programa; hoje já são 79% – o que corresponde a um crescimento de 24%.
Dos 49 MEIs que se formaram, 55% tiveram aumento no número de clientes em comparação com o início e fim do projeto. Desses, 67% tiveram um aumento de mais de 100%, totalizando mais de 1.730 novos clientes. Ainda 53% dos participantes tiveram incremento no faturamento do seu negócio durante a participação no programa – inclusive 15% aumentaram em mais de 100% o seu faturamento.
A satisfação dos participantes também foi geral. 93% acreditam que participar do Salto foi importante ou muito importante para ganhar visibilidade, reconhecimento e credibilidade em relação a seus negócios.
Para o prefeito, André Moser, ver a felicidade de cada participante ao fim do programa foi recompensador. “Enquanto acompanhava a evolução dos participantes, a cada novo Salto, percebi que o segredo consiste em preparar os dias futuros com antecipação, semeando hoje o que queremos colher amanhã. Assim podemos saborear com antecipação o prazer que nos proporciona a gestação consciente do nosso futuro. E foi justamente isso que o Salto proporcionou a todos, um futuro melhor”, avalia.
Fonte: Comunicação PMI
Seja o primeiro a comentar