Destaque no Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) em 2019, com uma das assembleias mais bem avaliadas no período, Gaspar continua contribuindo com o Conselho. E uma das primeiras ações do CEJESC em 2020 é lançar o Guia de Boas Práticas da Gestão Pública.
A elaboração do documento, que traz dados, depoimentos e orientações para pessoas que querem atuar na área pública, contou com a participação direta de Eduardo Pedrini, integrante do Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Gaspar e então diretor de Assuntos Políticos do CEJESC.
Uma das principais informações deste levantamento diz respeito ao perfil dos jovens empreendedores atuantes no movimento associativista: muitos deles participam ou já participaram de um dos mais de 75 núcleos ligados ao Conselho Estadual, contribuindo com a gestão pública especialmente na área de desenvolvimento econômico.
O Guia traz ainda cases de sucesso e muita reflexão frente aos desafios de atuar nessa área nos dias de hoje, como gerar engajamento e resultados relevantes para a sociedade.
“Vimos a importância de reunir os cases de sucesso para orientar os jovens que atuam na gestão pública e também incentivar outros jovens para que cresça cada vez mais o interesse por esse segmento. Os resultados positivos da atuação dos jovens na área pública são muito nítidos, visto que do diálogo aberto com os empresários e entidades ganha uma nova postura na busca por um desenvolvimento efetivo da sociedade”, destaca Pedrini.
O Guia foi disponibilizado aos integrantes do CEJESC durante a Assembleia Geral Ordinária, que acontece anualmente. Nessa reunião foi feito o balanço da gestão 2019 e também discutido o planejamento para atual gestão.
Na ocasião, Pedrini foi convidado para participar do Conselho Consultivo do movimento (do qual só participam ex-presidentes e alguns convidados) para que possa continuar contribuindo com a entidade, como fez na gestão passada.
“Estar presente nesses espaços de socialização é sempre significativo e uma bandeira que defendemos muito dentro do Núcleo, seja em âmbito regional ou estadual, na iniciativa privada ou pública. A nossa proposta é mostrar o quanto os jovens empreendedores capacitados têm a contribuir com mercado que exige inovação constante”, lembra Ramon Borghezan, coordenador do Núcleo Jovem da ACIG.
Em 2019 o CEJESC chegou a 75 núcleos de jovens empreendedores em todo o estado. O Conselho conta com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Sebrae. A Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em janeiro de 2019 em Gaspar, reuniu mais de 170 inscritos e foi uma das que mais mobilizou negócios. O relatório do CEJESC mostra que 54% dos participantes das AGOs classificou a programação como excelente e que 93% dos jovens que responderam à pesquisa realizaram negócios durante a programação.
Fonte: Trevo Comunicação
Seja o primeiro a comentar