A Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe nos dias 13 e 14 de fevereiro mais um Encontro Estadual do Fórum de Economia Solidária. Organizado pela Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI) o Fórum reúne representantes de diversos empreendimentos e entidades de apoio, que atuam na economia solidária em Santa Catarina e tem como objetivo seu fortalecimento.
A programação inicia às 8 horas da manhã com a socialização das atividades dos Fóruns Regionais de Economia Solidária e prossegue com uma pauta bastante importante que inclui a nomeação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de Blumenau (ITCP/FURB), como nova coordenação do Fórum Catarinense de Economia Solidária e participante do Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária.
Também na pauta do encontro, discussões sobre inclusão da economia solidária no Plano Plurianual Estadual (PPA) e sobre a Regulamentação da Política Estadual de Economia Solidária – Lei 17.702/2019, entre outras questões.
Segundo a coordenadora da ITCP/FURB, Claudia Sombrio Fronza, as expectativas para o encontro são as melhores. “Este encontro é a construção de um planejamento e a elaboração de ações para o ano de 2020, bem como para refletir as pautas e criar estratégias para a construção de uma Política Pública Municipal de Economia Solidária”, destaca.
O Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES) de Santa Catarina é composto por onze Fóruns Regionais de Economia Solidária distribuídos por regiões. Os Fóruns Regionais, por sua vez, funcionam como espaços de articulação de processos de comercialização para os empreendimentos econômicos solidários e mobilização para a construção de políticas públicas, cuja dinâmica e organização dependem de seus participantes.
A ITCP/FURB é um programa permanente de extensão da Universidade de Blumenau, vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura. Desenvolve ações de incubação e assessoramento de empreendimentos econômicos solidários e atua como espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para a organização do trabalho, com foco na autogestão, no desenvolvimento territorial sustentável e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis ou em condições de desvantagem por desigualdade social.
“Através deste encontro, a ITCP/FURB reconhece e demonstra a importância da extensão universitária na perspectiva de geração de trabalho e renda, no contexto atual de desemprego, fomentando alternativas econômicas por meio da Economia Solidária”, aponta Fronza.
O Encontro Estadual do Fórum Catarinense de Economia Solidária será no auditório Professor Padre Orlando Maria Murphy, na Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB, das 8h às 18 horas.
Fonte: Furb
Seja o primeiro a comentar