Paulo Guedes, participou do Fórum de Governadores, em Brasília, nesta terça-feira, 11. Na reunião, o ministro da Economia tentou acalmar os governadores e aliviar a tensão entre os chefes do Executivo e o presidente Jair Bolsonaro.
O presidente desafiou os governadores a zerar o ICMS, em contrapartida baixaria os impostos federais.
Guedes admitiu a inviabilidade de se zerar a tributação sobre os combustíveis e garantiu aos governadores que o Governo Federal trabalha para descentralizar recursos para fortalecer estados e municípios. A União é responsável por 68% de toda a arrecadação de impostos no Brasil.
“Nós defendemos que o debate a respeito dos impostos sobre os produtos ocorra por meio da Reforma Tributária. Hoje há uma grande concentração de recursos na União. Queremos mais Brasil e menos Brasília. Essa posição foi compartilhada pelos governadores que participaram do Fórum desta terça-feira aqui em Brasília”, comentou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.
Segundo os governadores presentes no Fórum, houve consenso de que não há como os estados abrirem mão das receitas do ICMS de forma imediata.
Questionado sobre o fato de o governo ter desistido de enviar a reforma tributária, já que deve aproveitar os textos que estão no Congresso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que o importante é que se discuta o tema e se resolva de forma ampla e não fracionada.
“Sabemos que a palavra final é do Congresso. Agora, essa crise de paternidade [da reforma tributária] é acessória”, afirmou o governador.
Com informações do UOL, Poder360 e Secom SC
Seja o primeiro a comentar