Durante a tarde desta quarta-feira (16) o juiz Sergio Moro, responsável pela operação Lava-Jato, divulgou todos os documentos relacionados à 24ª que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma reação da justiça, diante das estratégias de Lula e sua equipe de blindá-lo com foro privilegiado, caso se torne ministro.
Entre os documentos liberados, uma gravação autorizada pela justiça feita por volta das 13:30 de hoje (16/03/16) onde a presidente Dilma conversa por telefone com Lula. Ouça:
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/252232910″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”300″ iframe=”true” /]
O áudio e a transcrição, divulgados também pela Globo News, mostra a Presidente indicando o envio do documento que torna o ex-presidente ministro, mas pede que ele só faça a assinatura quando necessário. Em uma eventual ação da Polícia Federal, Lula poderia apresentar o documento sinalizando já ter o foro privilegiado. Lembrando que isso depende também de publicação no Diário Oficial da União, que ainda não foi feita.
A ação contraria o discurso usado até aqui de que Lula se tornaria ministro por conta do seu conhecimento político e para auxiliar a resolver a crise política e econômica no Brasil.
A ligação para Lula foi feita através do telefone de um dos seguranças dele. O ex-presidente diz que não ter celular.
Também hoje, Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmado como futuro Ministro Chefe da Casa Civil, com superpoderes. Por conta disso, uma série de manifestações tem sido feitas pelas redes sociais, com mensagens e abaixo-assinados. Em Brasília, cerca de mil manifestantes protestam em frente ao Palácio do Planalto.
Atualização 19:00: Diário Oficial da União é publicado em edição extra é divulgado, tornando Luiz Inácio Lula da Silva ministro chefe da Casa Civil. Com isso, ele passa a ter foro privilegiado.
Que os filiados do PT defendam suas trajetórias políticas, defendam sua moral, mas por favor, não tentem defender esta quadrilha que tem como chefe maior o cachaceiro Luiz Inácio Lula da Silva e sua protegida (quando precisa) , não sejam cegos e surdos , ideologia tem limites .Todos os partidos politicos estão de alguma forma envolvidos na operação lava jato , não tem santo nesta história , a sigla PT foi manchada por corruptos e ladrões , mas com certeza deve ter gente séria no partido , séria se não tentar defender a quadrilha que esta
fazendo misérias com o país .