A possibilidade de se fazer exames de comprovação em laboratórios oficiais de SC foi um avanço, mas a falta de capacidade para analisar toda a demanda, no menor prazo possível, gera uma grande parte da ansiedade e insegurança que vivemos hoje. Por conta disso, as autoridades tem que repensar o que está sendo feito neste item.
Um exemplo está no caso da jovem de Blumenau, que voltou da Espanha, apresentou os sintomas e fez exame em laboratório particular, com resultado positivo. Ela faz a parte dela, está em casa, isolada.
Ela não faz parte das estatísticas oficiais e, caso se confirme, será o primeiro na cidade. O exame, para o laboratório oficial, o Lacen, foi enviado ontem e aguarda-se a resposta.
Hoje, na transmissão ao vivo feita pela Prefeitura, o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, e o prefeito Mário Hildebrantd, falaram sobre a demora dos resultados, responsabilidade do Laboratório do Estado. Winnetou repassou a informação que somente ontem, o Lacen recebeu 400 amostras para analisar e não consegue dar conta em tempo razoável.
Até o momento, Blumenau já registrou 16 casos suspeitos, dois descartados e 14 aguardando a confirmação. Todos os pacientes tiveram relato de viagem para países da Europa ou contato com casos confirmados em outros estados.
Se o Estado não tem condições de dar respostas rápidas, porque não convenia com laboratórios privados. Não confia ou tem medo do que?
Seja o primeiro a comentar