Não sei se sou só eu, mas a estratégia da Prefeitura de Blumenau de se antecipar e garantir melhores condições de prevenção me parece muito boa e lógica até. Não é questão de criticar a demora na resposta do Laboratório Oficial do Estado, que não dá conta do recado para nova demanda, mas sim de buscar soluções complementares.
Não é qualquer cidadão que terá o exame particular bancado pelo Município, mas, prioritariamente, profissionais da saúde com sintomas, e, pessoas que os profissionais da saúde entendam como suspeito. Ou seja, um público reduzido e que merece uma avaliação prioritária.
Os profissionais da saúde, além da razão óbvia que são eles que cuidam de doentes, é o fato de diminuir a ausência deles na ponta, nos ambulatórios e hospitais. Se apresentam sintomas, fazem os exames e constatam rapidamente, evitando atestados desnecessários por conta de uma suspeita.
E nos casos das pessoas com sintomas mais consolidados, a confirmação em menor tempo possível previne quem esteja por perto ou que teve contato com a pessoa.
Então, seguindo este raciocínio, me parece lógico e prudente a compra de exames em laboratórios particulares pelos Municípios.
Na live deste domingo da Prefeitura de Blumenau, fiz o questionamento de qual era o custo dos exames para o Município. Não obtive resposta, mas vou atrás.
Seja o primeiro a comentar