Ainda sem acesso a todos os nomes de filiados dos partidos em Blumenau, que podem ser candidatos na eleição deste ano, vamos tentar fazer uma análise das nominatas, correndo o risco de algum erro ou esquecimento. Houve muito troca-troca, partidos que se enfraqueceram e partidos que ganharam musculatura.
Alguns participarão pela primeira vez da eleição em Blumenau, como Podemos, PSL, Patriotas, Cidadania e outros.
Podemos: O partido entra na disputa como a sigla do prefeito Mário Hildebrandt e entra turbinado por secretários municipais, diretores e um vereador, Marcelo Lanzarin, presidente do Legislativo. Além de Lanzarin, as apostas são Cristiane Loureiro, ex-Pró-Família, Oscar Grottmann, ex-Desenvolvimento Social, Giselle Margot Chirolli, do Paradesporto, Marciano Tribess, da política anti-drogas, Guto Reinert, Samae e João Beltrame são os com mais potencial de votos. Nominata para eleger dois, com a possibilidade de três, com a sobra.
SD: O partido terá três vereadores candidatos à reeleição: Zeca Bombeiro, Jovino Cardoso Neto e Alexandre Caminha, que naturalmente são favoritos, com o Ivo Dickmann, um dos criadores do Risoto do Bem e da Praça do Empreendedor, correndo por fora. O SD agregou de última hora os suplentes de vereador pelo PT, Sérgio Ronchi e Ernesto Topazio, além do ex-intendente do Garcia, Airton Maçaneiro. Tem potencial para eleger dois vereadores.
Republicanos: Único partido do guarda-chuva de aliança em torno da reeleição de Mário Hildebrandt sem vereadores na nominata, aposta no ex-secretário do Esporte, Egídio Beckhauser e no Pastor Madeira, da Igreja Universal, como principais nomes, com João Muniz e Carlos Velozo correndo por fora. Apesar do potencial de Egídio e do Pastor, terá dificuldade para fazer legenda, no meu entendimento.
PSDB: O PSDB deverá perder dois dos atuais vereadores, que sinalizam que não serão candidatos: Sylvio Zimmermann e Jens Mantau, que aponta o filho, Fernando Mantau como pré-candidato, ele que é presidente do JPSDB. O líder do Governo Alexandre Matias entra como o grande nome nesta disputa. Os tucanos devem fazer um eleito e , com muita força, o segundo na sobra.
DEM: O partido manteve seus dois vereadores, Marcos da Rosa e Oldemar Becker, candidatos à reeleição, e trouxe o advogado Cezar Campesatto (ex-PSL), que corre por fora. Em condições normais, faz apenas um vereador, com favoritismo para Marcos da Rosa.
PSD: Um dos partidos que passou pela maior transformação, mas permanece com força. Não tem mais em suas fileiras os dois vereadores eleitos em 2016, Professor Gilson e Jovino Cardoso Neto, não filiou nenhum candidato à reeleição e traz uma nominata de candidatos com bom potencial de votos. Eliomar Russi, o Mazinho, ex-MDB, Jadson Fernandes, ex-assessor do deputado Ivan Naatz, que trabalha desde o ano passado, Ivanor Cabeleireiros e o ex-delegado regional Rodrigo Marchetti. Com o respaldo da Igreja ligada ao deputado estadual Ismael dos Santos, presidente municipal, vem Andrei Fort, diretor do CTV e Silmara Silva, ex-chefe de Gabinete do vereador Marcos da Rosa. Deve eleger um vereador e talvez o segundo na sobra.
PL: O PL foi o partido que mais se fortaleceu na cidade, com a vinda de Ivan Naatz, Alexandro Fernandes e Ericsson Luef, mas a nominata para a Câmara tem apenas dois nomes com densidade eleitoral, o vereador Ailton de Souza, o Ito, e João Paulo Taumaturgo. Vão disputar uma vaga
PP: O PP perdeu um vereador eleito, Ricardo Alba, e seu suplente, Cezar Cim, e traz o vereador Almir Vieira como a principal liderança e favorito a ficar com a única vaga que a sigla deve levar. Correm por fora, o presidente da AMPE, Elson Schultz, o advogado Clésio Fabeny e o servidor público José Vitor Íten.
Patriotas: O partido, que tem como sua principal estrela o vereador Professor Gilson, tem tudo para oferecer o vice na chapa de Ricardo Alba (PSL), que pode turbinar a nominata de vereadores, que conta com os nomes de Alcione Klein, Edinei Pinheiro, Beto Tribess, Cabo Venturelli e o folclórico Osama, da região do Garcia. Faz um e pode surpreender com uma segunda vaga.
Cidadania: O partido tem tudo para fazer o vereador mais votado nesta eleição, Bruno Cunha, mas terá que trabalhar muito para garantir a legenda para eleger ele. Deve garantir uma vaga.
PSL: Antes da crise interna, o PSL aparecia como um dos grandes favoritos desta eleição, mas agora está no nível da maioria. Tem Carlos Wagner, o Alemão da Alumetal, como um dos puxadores de voto e deve garantir uma vaga, talvez duas, com a sobra. Outros nomes são o Emil Chartouni e Telmo Gonçalves, o Telminho, assessor do deputado Alba.
MDB: O maior partido em número de filiados na cidade, vem bastante desfalcado para a eleição. Tem como nomes o presidente Daniel Hostin e Álvaro Pinheiro, além de ter filiado recentemente a médica Liziane Anzanello. Não deve eleger um.
PROS: O PROS, que diz ter candidato a prefeito – a ex-secretária de Educação, Dinorah Gonçalves ou o advogado Ray Reis – traz na nominata nomes como de Juliano Gonçalves, Vanderlei Vicentini, Vilson Probs e Jaimir Ferrari. Não será fácil conseguir uma cadeira
PDT: O PDT trouxe de volta o vereador Cezar Cim e ele será o principal nome da sigla, que buscará fazer os 12 mil votos estimados para garantir uma cadeira com nomes como Vivian Bertoldi, presidente do Sintrafite, o líder comunitário Jair Copiani e talvez o advogado Marco Antônio André, ligado aos direitos humanos. Não será tarefa fácil também.
PT: O Partido dos Trabalhadores, que já não vive uma boa fase, perdeu alguns nomes na reta final, e terá que lutar muito para manter sua única cadeira, com Adriano Pereira, candidato à reeleição. Outro nome que desponta é do suplente de vereador, Lenilso da Silva.
PSB: O partido, comandado pelo jornalista e professor Arnaldo Zimmermann, pré-candidato a prefeito, traz em sua nominata apenas nomes desconhecidos, lideranças comunitárias. Dificilmente elegerá um.
NOVO: Em sua primeira disputa eleitoral e com a possibilidade de ter uma chapa majoritária, o Novo aposta na unidade de seu grupo. Vou atrás dos nomes.
Penso ser salutar a renovação política também na Câmara de Vereadores de Blumenau
Telminho é uma promessa, um jovem engajado com as boas causas com sangue novo e com novas ideias.
Já ouviram falar do NOVO ?
jadson fernandes , com certeza é o nome mais cotado aq para o reino do garcia- SO PRECISA POVO DO GARCIA ENTENDER E QUERE RENOVAR- estamos muito tempo sem representação dentro da camara de vereadores de blumenau- acordem suditos do garcia-
Hoje com o cenário que o nosso pais se encontra, fico muito feliz de ver o nome do Jadison Fernandes (á candidato). Não sou do #reinodogarcia risos, mas ele é o meu candidato com certeza, cada vez mais precisamos de renovação no cenário politico, de pessoas que irão representar o povo, e fazer valer o cargo assim confiado. JADISON FERNANDES #AquiNaoPara
Jadson Fernandes (PSD) Um nome diferente ,e cremos que fará a diferença ,será uma ótima escolha para vereador dentro do bairro Garcia ,tem movimentado muitas campanhas a bastante tempo na nossa região , tem mostrado muita seriedade nos compromissos firmados com as lideranças de comunidades no qual atua .
Campanhas de auxilio com pavimentação , manutenções nas ruas , campanha contra fome etc..
sem jamais pedir nada em troca ,e por isso terá grande apoio por aqui na nossa região do grande Garcia , local onde vive .
Mantenha firme a sua candidatura , precisamos de alguém como você .
gratos por tudo que tem feito
Morador do nosso bairro , e com coração enorme, comprometido, sempre ajudando as pessoas. Preocupado com as causa da coletividade, Este eu apoio.
Morador do nosso bairro , e com coração enorme, comprometido, sempre ajudando as pessoas. Preocupado com as causa da coletividade, Este eu apoio Jadison Fernandes
ESTAMOS COM JADSON FERNANDES COM CERTEZA VAI SE ELEGER.
Bom dia muito bom saber que o nosso amigo Jadison está na lista de vereadores, Blumenau precisa de pessoas novas na Câmara,para fazermos uma Blumenau melhor ??