Coronavírus: Campus Blumenau estuda viabilidade de retorno seguro às atividades acadêmicas

Foto: UFSC

A Direção do Campus Blumenau da UFSC fez reuniões na semana que passou para encaminhar alguns pontos sobre uma possível retomada gradual das atividades acadêmicas.

Alguns tópicos já haviam sido previamente discutidos em reunião do Conselho de Unidade do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação (CTE), realizada no dia 7/5, com base no documento de premissas e propostas para o retorno, elaborado pela gestão da UFSC. O documento traz cinco eixos principais, abrangendo: estudo epidemiológico, estudo da infraestrutura, restrições acadêmicas, restrições dos discentes e dimensão administrativa.

Para dar início às análises na área administrativa, a Direção do CTE pretende identificar, por meio de formulário, quais são os servidores que possuem algum tipo de comorbidade e/ou vulnerabilidade. Além disso, também serão levantadas as demandas para o desenvolvimento de qualidade do trabalho remoto, levando em consideração inclusive a necessidade de cursos de capacitação para a utilização de sistemas, plataformas e softwares.

Quanto ao ensino de graduação e pós-graduação, pretende-se iniciar um diagnóstico, junto às coordenações e chefias de departamento, sobre as disciplinas teóricas que potencialmente podem ser ministradas a distância ou com atividades remotas. Após esse levantamento, dentre essas disciplinas, serão identificadas possíveis carências de infraestrutura e/ou de capacitação para o desenvolvimento nesta modalidade. Com isso, a Direção e as Pró-Reitorias poderão atuar em conjunto a fim de sanar essas lacunas para a viabilização de um ensino de qualidade aos estudantes, considerando o cenário mundial atípico.

Um desafio seria a retomada de disciplinas de caráter prático, em laboratório. Segundo as orientações expedidas pela Administração Central, essas somente poderiam ser viáveis com a devida disponibilidade de salas e laboratórios em número suficiente a garantir a não aglomeração de pessoas e ventilação.  A Direção Administrativa do Campus Blumenau está elaborando um levantamento para averiguar essas condições.

Respondendo a uma demanda da reitoria, o campus fez as indicações de representantes para todos os subcomitês temáticos, atendendo a Portaria Normativa nº 360/2020/GR (Comitê de Combate à Covid-19 na UFSC). “Através de nossos representantes, passaremos a receber sugestões, orientações e medidas necessárias e suficientes para darmos início, em breve, ao planejamento de retorno das atividades acadêmicas e administrativas”, explica o professor João Luiz Martins, Diretor do Campus.

Fonte: Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*