O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) é um dos mais importantes eventos do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano, promovido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). A 32º edição, presencial, estava prevista para julho mas foi adiada em virtude da pandemia. Para manter o movimento, os organizadores prepararam lives que reunirão especialistas e aficcionados pelo teatro.
Os amantes dos espetáculos vão poder matar um pouquinho da saudade dos palcos com o “FITUB Conversa”, evento online que discutirá, durante 8 dias, os mais variados assuntos envolvendo o cenário teatral latino-americano: memórias, histórias, inovações, discussões, legislações, criatividade durante pandemia, perspectivas, etc. As lives acontecem entre os dias 15 e 22 de julho, sempre às 20h, no Instagram @fitub e são gratuitas.
A Divisão de Cultura (DIC) da FURB, coordenada por Ruan Rosa, está no comando do FITUB. Rosa comentou que “diante do cenário, e por ver que muitas pessoas estão abrindo caminhos para poder fazer as discussões em torno da arte, a Universidade decidiu propor esse ciclo de atividades do “FITUB Conversa”, que não substitui o Festival mas complementa as ações dele”.
Ruan Rosa ressaltou que o objetivo é “manter a chama do FITUB acesa, no sentido de que o festival está se colocando no meio teatral, acompanhando as reflexões dos artistas e a respeito da própria produção das artes cênicas. O teatro é uma área que requer a presença das pessoas e que agora, com a necessidade de distanciamento social, trará um desafio muito grande para quem vive do teatro e faz teatro”.
Participarão da conversa convidados que já passaram pelo FITUB em várias edições, como professores da FURB e de outras universidades renomadas do Brasil; pessoas que vieram ao festival como estudantes e que hoje são atores formados e gestores de projetos culturais do país.
“Vale citar que a professora Pita Beli, que se aposentou pela FURB e foi por 16 anos coordenadora do FITUB vai participar de uma das lives. Além disso, teremos a presença do professor da Unicamp Renato Ferracini, do Lume Teatro e do professor Paulo Celestino. Vamos receber também o gestor do Itaú Cultural para falar do cenário de desenvolvimento de projetos na atualidade”, explicou Ruan Rosa.
A FURB pretende realizar a 32ª edição do FITUB presencialmente, apesar do adiamento por conta dos protocolos de segurança. “A gente conseguiu recursos com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para poder executar o festival, mas teve a pandemia e nós estamos prorrogando para o ano que vem. O presencial ainda tá sendo construindo”, adiantou Rosa.
Ruan Rosa assumiu a coordenação da Divisão de Cultura (DIC) após o falecimento de Leide
Regina de Liz, uma das maiores entusiastas do Festival de Teatro. Ruan trabalha na FURB desde 2011 como servidor e desde 2014 na DIC, lidando diretamente com os projetos culturais da Universidade.
A programação completa está disponível no Facebook do FITUB.
Fonte: FURB
Seja o primeiro a comentar