Mais dois AGs de Blumenau farão coleta de teste para Covid-19 a partir desta quinta-feira

Foto: Horth Rasur/Shutterstock

A partir desta quinta-feira, dia 16, mais dois Ambulatórios Gerais (AGs) da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, também vão fazer o teste tipo RT-PCR, para pacientes que se enquadram nos critérios. As equipes das unidades da região do bairro Garcia, AG Irmã Marta E. Kunzmann, e da região do bairro Fortaleza, AG Mário Jorge Vieira, receberam treinamento e as unidades foram estruturadas para atender esta demanda.

Na última segunda-feira, dia 13, o AG da região das Itoupavas também iniciou o atendimento para coleta do RT-PCR. Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. O horário do atendimento fast-track, para pacientes com sintomas gripais e respiratórios, segue ocorrendo normalmente, conforme o horário de funcionamento das unidades.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas, registradas nos últimos dias no local. “Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para realização do teste que detecta Coronavírus. Com essa descentralização, esperamos reduzir filas e tempo de espera para o atendimento”, avalia o Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.

Tanto pacientes que forem atendidos nestas unidades, quanto encaminhamentos de outros AGs, poderão fazer o teste em um dos três Ambulatórios. Para isso, o paciente será necessariamente avaliado por um médico, que irá fornecer o encaminhamento e demais orientações, caso haja indicação para a coleta.

Na “live” desta quarta-feira, o prefeito Mário Hildebrandt disse que a intenção é que todos os sete ambulatórios da rede façam os exames a partir da próxima semana.

Fonte: da redação, com informações da Secom PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*