Cultura e eventos deveriam retornar em Blumenau? O debate divide o setor

Foto: Marcelo Martins/ Secom PMB

Pela manhã desta sexta-feira aconteceu, em frente a Prefeitura de Blumenau, uma manifestação reunindo pessoas ligadas aos setores de cultura e eventos, como artistas e representantes de  atividades de apoio. Reclamam, com razão, das dificuldades que estão passando quatro meses parados por conta do decreto do Governo do Estado.

A manifestação gerou uma reação do Conselho Municipal de Cultura, que se posicionou de forma contrária, deixando claro que não participam e nem apoiaram o ato. Segue a nota.

O Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau (CMPC) comunica que não está participando e tampouco apoia a manifestação do dia 17/07/2020 que acontece nas imediações da Prefeitura Municipal de Blumenau. Ressaltamos ainda que também não fomos comunicados ou consultados sobre tal ato.

A classe cultural artística da cidade, principalmente, aquelas áreas que mais dependem de eventos e público, também foi imensamente afetada. O CMPC é composto por diversos profissionais e artistas que dependem da promoção de eventos como músicos, promotores de eventos, produtores, agentes culturais, atores, para citar alguns.
O setor sente na pele os efeitos econômicos da pandemia, porém, a promoção de manifestações e a exigência da retomada das atividades é de extrema irresponsabilidade. Vale lembrar que vivemos um momento crítico da pandemia no Sul do país.
Em Blumenau, especificamente, até o dia 16/07/2020 tínhamos quase 90% do leitos de UTI comprometidos. Nas últimas semanas, assistimos o número de casos, internações e mortes saltarem.
Ressaltamos que não estamos participando e apoiando esta manifestação pela retomada das atividades e que, principalmente, a consideramos irresponsável. O CMPC em parceria com a Secretaria de Cultural e Relações Institucionais de Blumenau (SMC) estão trabalhando na tentativa de amenizar o máximo possível os danos ao setor, inclusive buscando alternativas para a retomada consciente da economia no setor. Retomada esta que no momento não inclui aglomerações.
No mais, estamos sempre abertos para o diálogo e na busca de soluções.
Blumenau, 17 de julho de 2020.
Atenciosamente,
Elton Gomes
Presidente
Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau
Soila Freese
Vice-Presidente
Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau

1 Comentário

  1. QUAL O SENTIDO EM RETOMAR AS ATIVIDADES CULTURAIS NESTE MOMENTO DE CONTAGIO ALTÍSSIMO ????…MUITOS SETORES ESTÃO SENDO AFETADOS, E NESTE SETOR ESPECÍFICO QUE É O CULTURAL O QUE SERIA DE DIFERENTE???….PASME…..ATIVIDADES CULTURAIS E DEMAIS ATIVIDADES DO GÊNERO LIBERAR???….ENTÃO LIBERE AS ESCOLAS E CHECHES ORAS……..

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*