As eleições municipais de 2020 estão chegando e, com elas, os anúncios políticos para conseguirem seu voto. Esse tipo de propaganda estará inclusive nos seus feeds do Facebook e Instagram; haverá uma opção para que usuários no Brasil possam ocultá-la. Além disso, o aviso de “propaganda eleitoral” se tornou obrigatório nos posts, bem como a informação de quem pagou por ela.
“A partir desta semana, as pessoas no Brasil vão poder escolher se querem ou não ver anúncios sobre política e eleições no Facebook e no Instagram”, explica a empresa em comunicado. “As pessoas frequentemente nos dizem que querem ter mais opções sobre quais tipos de anúncios veem em seus feeds.”
Além disso, o Facebook e o Instagram passaram a exigir identificação em anúncios políticos: todos eles virão acompanhados pelo rótulo “Pago Por” ou “Propaganda Eleitoral”; além de dados como CPF/CNPJ, telefone, e-mail e site oficial do anunciante.
A pessoa ou organização que veicular a propaganda deverá confirmar sua identidade e mostrar que tem residência ou sede no Brasil, uma forma de evitar interferência eleitoral vinda do exterior.
O post terá um botão “Sobre este anúncio” que permite obter mais detalhes sobre quem pagou por ele, qual foi o valor gasto, quantas pessoas o visualizaram, e qual é o perfil delas — incluindo gênero, faixa etária e local.
As propagandas políticas ficarão armazenadas na Biblioteca de Anúncios por sete anos. Lá, também é possível conferir mais informações sobre cada anúncio, incluindo uma estimativa de pessoas alcançadas, valor gasto e dados demográficos.
Como esconder anúncios políticos no Facebook e Instagram
Há duas formas de se ocultar anúncios políticos. Caso você veja uma propaganda política no seu feed, faça o seguinte:
- clique ou toque no botão Sobre este anúncio (no Facebook) ou no rótulo “Pago Por” (no Instagram);
- selecione Ver menos anúncios sobre este tópico: Temas sociais, eleições ou política.
Também é possível fazer esse ajuste a partir da aba Preferências de anúncios no Facebook, e Preferências de tópico de anúncio no Instagram.
Fonte: Tecnoblog
Seja o primeiro a comentar