Agora é oficial. A Linguiça Blumenau, tão presente na mesa das famílias e nos cardápios dos restaurantes da região, teve a Norma Interna Regulamentadora (NIR) aprovada e validada pela Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina e pela CIDASC. A portaria determina a identidade e os requisitos mínimos de qualidade para a produção da iguaria.
O documento representa uma vitória para os produtores locais que há anos buscam oficializar o formato da produção. “A Linguiça Blumenau é mais do que um alimento, ela representa a origem dos nossos antepassados. Por isso, essa regulamentação é uma conquista para nós produtores que seguimos todas as normas necessárias para entregar o melhor produto ao consumidor”, comemora Luiz Antonio Bergamo, sócio da Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode (SC), uma das empresas produtoras da Linguiça Blumenau no Vale do Itajaí.
Fonte: Oficina das Palavras
Muito boa, mas muito cara… agora então!
Está correto o Luis Antonio Bergamo: é muito mais que comida. É uma marca da identidade do Vale do Itajaí. embutida nessa linguiça está a cultura empreendedora, a engenhosidade, o desenvolvimento regional, a casa bem cuidada, o jardim limpo, a cultura da exportação, o senso de fazer do melhor jeito possível, de aproveitar os recursos da natureza, de acordar cedo e trabalhar até tarde. Quando essa iguaria puder ser vendida Brasil afora, o brasileiro mudará seu conceito de linguiça.