Minutos depois da Prefeitura de Blumenau anunciar, na sua “live” diária nas redes sociais com o diretor da Secom Felipe Rodrigues e o secretário de Promoção em Saúde Winneton Krambeck, mais detalhes da retomada das atividades de “soccers” na cidade, prevista para segunda-feira, o decreto do Governo do Estado é uma pá de cal na pretensão.
A portaria 626 do Estado leva em consideração os decretos anteriores e que norteiam as ações de enfrentamento à pandemia e, principalmente, os dados apontados pela Matriz de Avaliação de Risco e que apontou a falta de distanciamento social como um dos principais fatores para a disseminação da doença e aumento do número de infectados para coibir a abertura de quadras e campos de futebol society.
Nesta quinta-feira, 20, Santa Catarina registrou 38% em taxa de distanciamento social. De acordo com os critérios epidemiológicos, o índice ideal para frear o contágio oscilaria entre 50 e 60%, dados divulgados pela Secretaria de Comunicação do Governo.
Pelo regulamento, que será publicado no Diário Oficial do Estado, o descumprimento da portaria acarreta em infração sanitária.
O secretário Winneton falou sobre esta possibilidade na transmissão. Disse que não havia decreto vigente, por isso Blumenau decidiu liberar, mas prevalece a decisão do Estado.
Com isso, nada do retorno das patotas na cidade, pelo menos por enquanto.
Seja o primeiro a comentar