Confesso que não é fácil tentar fazer um trabalho jornalístico com independência com o clima beligerante que toma conta das pessoas em tempos de campanha eleitoral, clima este potencializado pelo anonimato e alcance das redes sociais.
Nesta quarta-feira, o Informe Blumenau – e todos os veículos de imprensa – deu a notícia de uma ação policial ocorrida no começo do dia na Vila Itoupava, para cumprir mandados de busca e apreensão numa investigação de utilização irregular de verbas federais para a compra de produtos que seriam da agricultura familiar para a merenda escolar de Blumenau.
Eu havia recebido a informação desta operação logo cedo, mas a confirmação veio quando no grupo de whatsapp, o delegado Lucas Almeida, responsável pelo caso, publicou um post sobre.
O texto da Polícia Civil foi reproduzido na integralidade, com a exceção de uma frase, onde dizia que uma candidata a vereadora teria sido ouvida na delegacia, por um suposto envolvimento no esquema, que envolvia um servidor comissionado da Intendência da Vila Itoupava e produtores rurais. Não citei o nome da candidata pois não tenho a confirmação que ela foi ouvida e nem se ela está arrolada na denúncia.
A reportagem do Informe usou uma foto enviada pela polícia, da operação em si. No começo da tarde, várias pessoas começaram a me procurar por conta de um material que estaria circulando pela internet com a identidade visual e o texto do Informe, mas com a foto do prefeito Mário Hildebrandt, da candidata a vice Maria Regina Soar (PSDB) e da candidata a vereadora.
Uma fake news para relacionar a candidatura de Hildebrandt com o caso. É óbvio que, como gestor, o prefeito tem responsabilidade e já determinou a abertura de uma comissão de sindicância e exonerou o servidor comissionado alvo da denúncia. Mais que isso, é ilação, pelo menos por enquanto.
O fato é que – não acontece pela primeira vez – o Informe Blumenau está sendo usado para disseminar informações falsas para atingir A ou B. E o pior, por gente covarde, que se esconde no esgoto da Internet, e criminosa.
E muita gente compartilhando a informação mentirosa, sem pudor. Inclusive vereador candidato à reeleição que já foi da base governista.
De fato, os fatos devem ser apurados, porem o mandatário deve verificar com maior critério seus cargos comissionados. Porém Mario Hidelbrat também tem suas responsabilidades..logo como serão escolhidos os seus novos comissionados??..temo que haja muitos casos ainda a serem levantados ainda por esta gestão na prefeitura de Blumenau….lamentável….terei que rever minha posição nas próximas eleições…
Está ofendido? É ruim sofrer injustiça? Então por que você faz o mesmo? Em matéria de hoje, fez uma afirmação falsa ao falar sobre a “ânsia de Bolsonaro por salvar seus filhos”. Isso é pura fake news. Não existe documento algum ou investigação que demonstre isso. Se mentes sobre os outros, não deveria ficar tão chateado quando fazem o mesmo com você, não é mesmo?
Olá nobre Antônio….então tais aborrecido ne?? Você Antônio, deve ser um destes comissionados e Parasitas do poder público…mas em fim, como você é um bolsonarista deve entender estas questões..Logo independentemente disto mudarei meu voto para tirar pessoas imbusteiros e
Olá nobre Antônio, te aborreci não é??…Então suponho que o amigo seja um destes comissionados parasitando junto ao poder público e defendendo as práticas desta suposta gestão de nossa prefeitura…não é mesmo???…E ainda suponho que seja um bolsonarista convicto e defensor de praticas do Nacional Socialismo, caso não compreenda, e se sentir ofendido procure nos livros de história…então??aborrecido comigo ainda???…então vote para que embusteiros como você não retornem a prefeitura.