Opinião: “Você está demitido”

Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais. A frase de Churchill cai bem nesse momento em que a maior democracia do planeta registra a vitória do democrata Joe Biden como 46º como presidente dos EUA. O fato que surpreende o mundo, e que gera impacto em importantes setores da Nação americana, é a recusa do atual mandatário, o impetuoso Trump, em aceitar o veredito das urnas. Monta um time de advogados para contestar resultados,  passa o chapéu tentando angariar 60 milhões de dólares para custear a judicialização da apuração, diz que a eleição não terminou e produziu uma pérola, ao constatar a derrota em Estados onde ganhou em 2016: “mandem parar de contar os votos”. Ontem no início da tarde, o que fez o magnata dos hotéis? Foi jogar tênis na Virgínia, enquanto milhares de pessoas tomaram as ruas para comemorar a vitória de Biden.

Isso ocorre na mais robusta democracia do planeta. Trump reclama dos votos enviados pelo correio, dados, em sua grande maioria (75%) ao candidato democrata. Ora, essa modalidade de votação ocorre desde a Guerra Civil e até ajudou Abraham Lincoln a se reeleger em 1864. Desse modo, Donald quer pôr no lixo mais de 100 milhões de votos via postal. Disse taxativamente: “A votação universal por correio será catastrófica. Isso vai tornar nosso país motivo de chacota em todo o mundo. Você não pode enviar milhões de cédulas”.

A apuração dos votos recebidas pelos correios obedeceu a rigoroso ritual: conferência de assinaturas, data do envio e de recebimento, controle por fiscais partidários etc. Neste ano, sob o impacto do Covid-19, milhões de eleitores ficaram aflitos e preocupados com as filas e o voto antecipado bateu recordes. A recontagem é permitida em alguns Estados quando a maioria de um candidato é pequena, em torno de 1,5% a 1%. É o caso da Georgia, por exemplo, onde a recontagem será iniciada em 1º de dezembro. O republicano espera que a justiça acolha alguns de seus recursos, sob a expectativa de que algum processo chegue até a Suprema Corte, para a qual nomeou recentemente a juíza Amy Barret. O esperto bilionário vai tentar reverter no tapetão a derrota sofrida.  

Convém lembrar que fraude eleitoral nos EUA é um fenômeno raro. Em virtude da própria índole do cidadão. Que conhece direitos e deveres, respeita as normas e teme ser flagrado por ilícito. Há, claro, manifestações de protesto, mas a ordem acaba se impondo. Não se pensa em trocas de malas cheias de votos por outras “fabricadas”. Há punição rígida. Aliás, o partido Republicano da Califórnia admitiu ter instalado mais de 50 urnas falsas no estado e autoridades constataram fraude eleitoral.

Em suma, os mecanismos de controle funcionam. Processo eleitoral, vale lembrar, é complexo. Dos 50 Estados, quem ganhar os votos populares em 48, leva todos os delegados, mesmo que a diferença seja por um. Biden, até ontem, segundo projeção da experiente AFP (Agence France Press), detinha 53% dos votos totais contra 48% de Trump.

O fato é que os estados-pêndulo, que oscilam de um lado para outro, decidiram a eleição. É claro que Trump vai sair atirando, sob a crença de que o trumpismo vai vingar, podendo ele vir a ser novamente o candidato em 2024. Quanto ao modus operandi da apuração, será um tema a ser debatido nos próximos tempos pelo Congresso norte-americano. (P.S. Os EUA devem aprender com sistemas de apuração mais aperfeiçoados, incluindo o Brasil. Sua liturgia mostra necessidade de agilização.)

Quanto ao Judiciário, será tarefa inglória inverter o resultado eleitoral. O clamor das ruas é um dos eixos da democracia. Por último, a questão: por que Trump não articulou no Congresso para mudar o sistema? Por que aceitou os resultados de 2016 nos Estados decisivos? Sua derrota significa repulsa à gestão com que conduz o país, particularmente no caso da pandemia. Não há como deixar de lembrar que o showman de O Aprendiz acaba de ser submetido ao amargo refrão de seu famoso programa: “você está demitido”.

9 Comentário

  1. Que artigo fanfarrão…Não publica uma coisas dessas de pseudojornalista, que é pura desinformação…É por isso que a mídia tem passado vergonha vomitando fakes!
    Onde o Bidê foi eleito oficialmente hein???

    O resultado oficial só sairá em 14 de dezembro e com a judicialização, o processo pode se estender até a decisão da suprema corte que vai receber as provas que estão explodindo na internet!
    Quero ver provarem que as inúmeras denúncias de fraudes são fakes!!

    Haverá sim guerra judicial. Várias PROVAS de fraudes com tudo denunciado através de vídeos, fotos e documentos aceitos pela suprema corte que obviamente a grande mídia de extrema esquerda tenta marcar como fakes enquanto ela própria espalha fakes como declarar uma pseudovitória do próprio candidato q apoiam!

    Mais fácil o Bidê e sua equipe serem presos por esses crimes!

  2. Foi o Donald e falta apenas o Pateta não é mesmo Cícero…rsss…junte-se a ele..afinal você não o apoia???..então….vejo que existem pessoas tão arrogantes quanto ele, e não preciso ir até ao pais dos gringos….convivemos até mesmo aqui perto conosco..parasitas da sociedade e lacaios…rssss…
    .

  3. Cícero…Cicero…você é um doente…rrssss…Saiu o Donald e somente falta sair o Pateta…você é mais um destes parasitas e lacaios da sociedade….Adepto ao Trampismo….você nada mais é uma vergonha….fez sua formação a distância não é mesmo???…seja mais educado é mesmos arrogante….procure no dicionário a palavra humildade…se é que conheces???…rrsss

  4. James, vc é patético, dá pena… um tremendo sem educação, sem nada de respeito e ainda me chama de doente parasita arrogante! Volte para o jardim de infância caro acéfalo ou vá se tratar gado manipulado pela mídia!…. e quem disse q eu defendo o Bolso? era a única opção, mas não se lembra né!
    Só aqui há umas 43 denúncias da trapaça do Bidê, por enquanto! e lá a justiça funciona muito bem! Quando Al Gore ganhou em 2000 logo foi expulso pela corte suprema pra Bush assumir, mas óbvio também não se lembra né!
    https://www.estudosnacionais.com/29827/leia-42-denuncias-de-fraude-das-eleicoes-americanas/
    https://noticias.criticanacional.com.br/2020/11/06/judicial-watch-encontra-1-8-milhao-eleitores-fantasmas-em-vinte-e-nove-estados-norte-americanos/

    Vejamos quem será o presidente lá, NADA DECIDIDO AINDA! ao contrário da mídia fake militante terrorista globalista quer nos fazer convencer!
    Abs.

  5. Não necessito do seu Abraço final. Pois um hipócrita e embustero como você…..rssdd

  6. Ganhou com folga…..vocês vão ter que me engolir…..principalmente você CÍCERO…Tranpista e Bolsominio…

  7. Quem ganhou James???
    Acaso já chegou dia 14dez? Ou vc é mais gado manipulado em delírio pela imprensa militante extremista globalista fakenews???

  8. Que esse seja o começo do fim da direita travequeira com sua incompetência e roubalheira generalizadas.

    Cicero: “imprensa militante extremista globalista fakenews” faltou “abortista, emaconhada, estacionamentista, morozista”.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*