O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou 35 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos nesta segunda-feira, dia 7. Esta foi a segunda turma a fazer o curso e ter a formatura on-line, por causa da pandemia da Covid-19. Este programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
O objetivo do curso é capacitar os adolescentes nas temáticas relacionadas ao mundo do trabalho. Para isso, os alunos receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, além de instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz. O curso on-line foi desenvolvido entre os dias 19 e 25 de novembro, com a carga horária total de 30 horas-aula.
Os jovens foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e Unidades de Acolhimento Institucional.
Sobre o PIT
O PIT é um programa que tem como objetivo trazer aos jovens do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade aos adolescentes de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas.
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do bairro onde reside. As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica, para ter acesso ao vale transporte, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT, que é encaminhada para a Gerência de Inclusão Social na Semudes. Além da inscrição, a equipe da Gerência também acompanha os adolescentes e as famílias durante o período do curso.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar