Com uma pauta chamada de “agenda positiva”, uma caravana blumenauense reuniu-se com o governador Raimundo Colombo (PSD) nesta quinta-feira em Florianópolis e voltou com uma impressão “positiva” do encontro.
Na comitiva, pelos políticos, estavam o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) , o presidente da Câmara Municipal Mário Hildebrandt (PSB), o vereador Fábio Fiedler, o diretor da ADR Cássio Quadros e os deputados estaduais Jean Kuhlmann e Ismael dos Santos, todos do PSD. O secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps (PSD) e o senador Dalírio Beber (PSDB) reforçaram o coro.
Pelos empresários, o vice-presidente Regional da Fiesc, Ronaldo Baumgarten Júnior, o presidente da ACIB, Carlos Tavares D’Amaral e o presidente da CDL, Hélio Roncáglio, entre outros. A OAB de Blumenau estava representada com o presidente Romualdo Marchinhacki.
“É preciso destacar a união de todos”, afirmou Napoleão, quando questionei os resultados do encontro.
De concreto e imediato, o anúncio do edital para licitar parte da revitalização da rodovia Jorge Lacerda, ligando a BR 101 a Blumenau. Em junho. Mas atenção, o edital prevê 25 quilômetros de um total de pouco mais de 40, do litoral até a ponte do Vale, em Gaspar. Os primeiros 1,7 km seriam duplicados, eliminando um gargalo do trânsito quando se chega ou sai de Itajaí.
Sobre a SC 108, as obras no primeiro trecho recém começaram, com muito atraso. Andam no ritmo tradicional de serviços públicos sem dinheiro no caixa e o governador prometeu monitorar.
E ainda conheceu a proposta de criar-se um acesso leste para Blumenau, pela Silvano Cândido Sênior, com uma ponte ligando a outra margem, na rua Itajaí, nas proximidades da central dos Correios.
Foram as três grandes reivindicações das lideranças políticas e empresariais apresentadas ao governador na “agenda positiva de Blumenau”.
No varejo, discutiu-se a possibilidade do governo estadual aportar recursos para construir um centro de convenções para 1.200 pessoas, com um investimento de 12 milhões. O projeto já existe e está previsto para fazer parte de uma adequação do setor 3 do parque Vila Germânica. Como Raimundo Colombo tem agenda na cidade na próxima semana, deverá conhecer mais detalhes da proposta da Prefeitura.
Também no varejo, renovou-se a outorga de ICMS para a prefeitura terminar as desapropriações do prolongamento da rua Humberto de Campos, um ato burocrático.
E ainda tinha a questão da segurança pública, a maior dívida de Raimundo Colombo e seus antecessores com Blumenau. Não estava na pauta. Entrou “informalmente”, sem contundência, pelo que entendi. Nada de falar dos assaltos a comércios, casas, pessoas…
Convido o leitor que chegou até aqui a dar uma repassada nas pautas apresentadas e nos resultados obtidos no encontro.
Isso é uma agenda positiva.
Todos saem felizes.
Não queremos agenda.
Queremos AÇÕES POSITIVAS, CONCRETAS e EFICIENTES.
Isso é piada né? A acib se contenta com isto? E custo de 50mi para recapear 25km, ao custo de 2mi/km estão de brincadeira isso é roubo!!!!!!!!!!!!!!