O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue com a missão de resposta à enxurrada, no Alto Vale do Itajaí. A partir desta terça-feira, 22, duas turmas de alunos do Curso de Formação de Sargentos irão para a cidade de Presidente Getúlio, para contribuir com as buscas. Ou seja, serão 56 bombeiros militares a mais, que partirão do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis. A primeira turma, com 28 bombeiros militares irá nesta terça-feira e retornará no dia 24, e a segunda entre os dias 25 e 27.
Até o momento, cerca de 50 bombeiros militares já estão envolvidos na operação, que conta com apoio de diversos Batalhões de Bombeiro Militar do estado. Todos os cinotécnicos – bombeiros militares formados no curso para atuação com cães -, além das equipes de salvamento em áreas deslizadas, que foram empregados nesta missão, têm experiência de trabalho em Brumadinho, o que auxilia na busca por vítimas.
A intenção é que os trabalhos sigam até que a última vítima seja encontrada.
Emprego do CBMSC na operação até o momento
Desde a última semana foram enviados ao local:
- Três equipes de Forças-Tarefas do CBMSC: a 15, de Rio do Sul, a 03, de Blumenau e a 02 de Curitibanos;
-
Helicóptero Arcanjo 03, do Batalhão de Operações Aéreas;
-
Batalhão de Ajuda Humanitária;
-
Dois caminhões, das cidades de Tubarão e Itajaí, com capacidade de cerca de 30 mil litros de água, para limpeza do local;
-
Duas mini escavadeiras, das cidades de Xanxerê e Tijucas, para desobstrução de vias;
-
Cinco binômios (bombeiro militar + cão de busca), das cidades de Blumenau, Brusque, São José, Xanxerê e Chapecó. Além disso, mais dois cinotécnicos também estão no local, para suporte. O soldado Josclei Tracz, condutor do cão Iron é veterinário e poderá auxiliar os animais caso seja necessário.
Entenda o que são equipes de Força-Tarefa em http://bit.ly/Forcastarefasc
Fonte: Governo SC
Seja o primeiro a comentar