Defensoria e MP afirmam que responsabilidade por colapso no Amazonas é do governo federal

Foto: Michel Dantas/Reprodução

Diante da crise na saúde no estado do Amazonas, diversos órgãos federais e locais apresentaram nesta quinta-feira, 14, à Justiça Federal de Manaus uma ação civil pública. Na ação, afirmam que a responsabilidade é do governo federal e que cabe à União assegurar o fornecimento regular de oxigênio para os hospitais.

O estado vive um aumento no número de casos de Covid-19. Hospitais do Amazonas estão superlotados e sem oxigênio para os pacientes, que estão sendo transferidos para unidades em outros estados.

A ação foi apresentada por Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério Público de Contas (MPC); Defensoria Pública da União (DPU); e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Oxigênio

Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio chegaram a Manaus no início da madrugada desta sexta-feira, 15. Eles foram enviados de Guarulhos (SP) para ajudar na crise do estado.

No total, 386 cilindros de oxigênio foram transportados, com mais de 18 toneladas. Eles serão utilizados pelos hospitais no atendimento aos pacientes de Covid-19.

Governo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta sexata-feira, 15, que a situação do Amazonas em relação ao coronavírus está “terrível”, mas isentou o governo federal e declarou que “fez sua parte, com recursos, meios”.

O governante também lembrou que as Forças Armadas estão mobilizadas na região para dar assistência ao sistema público de saúde, que se encontra em colapso e enfrenta problemas graves como falta vagas em UTI e insuficiência de cilindros de oxigênio.

Com informações do G1 e UOL

1 Comentário

  1. O povo não se cuida , em Novembro e Dezembro faziam filas para compras , bares cheios, tudo normal , agora a culpa é do governo federal ? Vivemos uma pandemia , o povo esta se lixando para a doença , até que alguém próxima venha a óbito . Vejam as praias , os hotéis , os clubes , parece que nada esta acontecendo , e agora querem arrumar um culpado?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*