Um dos novos vereadores que tenho maior expectativa é o Carlos Wagner (PSL), conhecido por todos como o Alemão da Alumetal. É um empresário, com acento no Conselho Deliberativo da ACIB, mas com perfil diferenciado, por realizar um trabalho comunitário onde ele próprio mete a mão, em especial, no projetos para crianças através do esporte.
Na eleição de 2016 bateu na trave, sendo o primeiro suplente, e agora elegeu-se. E ainda antes das sessões começarem, sem grande alarde, promoveu a aproximação entre as principais lideranças entidades empresariais e de classe de Blumenau e a Câmara Municipal, em uma reunião com o presidente do Legislativo, Egídio Beckhauser (Republicanos).
13 entidades estiveram representadas: a própria ACIB, a regional da FIESC, Sintex, Codeic, Sinduscon, AMPE, CDL, OAB e Somar, entre outras, marcaram presença no encontro realizado nesta quarta-feira.
“O encontro serviu para ouvir as demandas das entidades e ratificar compromissos por nós já firmados anteriormente. Precisamos do apoio de todos para seguirmos em frente por uma Blumenau melhor. Queremos ajudar”, disse Alemão.
O presidente Egídio apresentou seus objetivos no comando do Legislativo, onde promete uma gestão pautada na transparência, responsabilidade e respeito ao dinheiro público.
“Aproveitamos o momento para dialogarmos e recebermos sugestões sobre projetos que precisam da união de forças entre poderes público e privado para que sejam colocados em prática. Foi um momento produtivo onde todos compartilharam suas percepções sobre a nossa cidade. Temas importantes, como a luta pela desburocratização foram abordados”, afirmou.
É um avanço, sem dúvida. Durante todo a Legislatura passada a relação dos vereadores com as entidades empresariais foi conturbada, com seguidas cobranças públicas – algumas exageradas – de alguns empresários. As poucas tentativas de diálogo que surgiram serviram apenas para a troca de farpas, com nenhum resultado concreto.
Tem de haver bom senso , o Alemão é empresário , sabe das demandas, vai precisar articular muito na câmara , já que a maioria dos reeleitos gostam mesmo do “pior melhor” .Mas a culpa é do povo que reelegeu alguns que sequer poderiam estar sentados no legislativo , não todos , penso que uns dois merecem a reeleição .