A Família Dias apresenta nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, às 20h30, na página oficial do grupo no Youtube, uma programação musical recheada com terno de reis e sertanejo raiz. O evento é um projeto viabilizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei no 14.017/2020). Para acompanhar a apresentação basta acessar este link.
O cantar do terno de reis na Família Dias sempre foi motivo de orgulho e tradição. Por volta de 1919, o patriarca Oliveira Moysés Dias, na mocidade, já fazia parte dos grupos de Ternos de Reis em Tubarão (SC). Veio o casamento, ele e a esposa, Damiana Maria Correa, sempre participaram ativamente da vida religiosa e cultural da comunidade onde viveram. A família mudou-se várias vezes até se estabelecer, em 1931, na região de Nova Trento, em 1945, em Vidal Ramos, e em 1956, em Blumenau.
A família continua preservando a tradição açoriana do Terno de Reis, reunindo filhos e vizinhos para cantar noite adentro. Os filhos cresceram e deram continuidade a este trabalho, reunindo-se com amigos para fazer a cantoria nas noites próximas ao Natal. Nos últimos anos. a Família Dias foi se renovando com a participação dos filhos, netos, sobrinhos e primos. E hoje, com 10 CDs e dois DVDs gravados, se destaca no cenário cultural catarinense, sendo um dos mais proeminentes grupos das manifestações de reis do Brasil.
Além do terno de reis, a Família Dias também apresenta algumas canções do sertanejo raiz, sempre presente no repertório. O grupo conta hoje com oito componentes: José Dias, Doraci Dias, Lenir Duque, Onivaldo Detzel, Marcos Aurélio Dias, Jorge Roberto Dias, José Valdir de Souza e Andrew Ariel Dias. São três gerações da família, que continuam anunciando o Natal, o nascimento do Menino Deus, o dia de Santos Reis e desejando boas festas a toda comunidade.
Saiba mais
Live da Família Dias com terno de reis e sertanejo raiz
Quando: dia 22 de janeiro, sexta-feira, às 20h30
Onde assistir: youtu.be/6ec3VPsq6iY
Contatos: (47) 3336-1249 e (47) 99981-2172
E-mail: [email protected]
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar