“Ter as perguntas certas é melhor que ter as respostas certas. As respostas mudam”. “Se você não faz perguntas, está assumindo coisas que não são verdades”. São falas de Bel Pesce, a ‘Menina do Vale’, uma das jovens empreendedoras de maior destaque do mundo. Ela está entre as 100 lideranças mais influentes do Brasil segundo a revista Exame. Formada em Ciências da Computação – pode não fazer muito sentido mas – ela usa a experiência na área de exatas para trabalhar sua comunicação. E QUE COMUNICAÇÃO!
Falou para um auditório lotado sobre Inovação, em um evento promovido pelo Instituto Gene de Blumenau. O foco era a gestão empresarial, mas o conteúdo é levado para a vida. Particularmente, acho que qualquer empresário, funcionário, empreendedor, cidadão do mundo preocupado com uma empresa ou carreira, deveria ver essa palestra. Tomei nota de algumas frases que demonstram a grande versatilidade e capacidade de Bel de tornar temas complexos, simples.
“Um empresa que há alguns anos estava nas top 10 do Brasil me procurou a algum tempo e disse não saber o que aconteceu: estavam a beira da falência e não sabem o motivo, já que não mudaram nada. Tem a gestão exatamente como sempre tiveram!”. Bel Pesce contou este case na palestra, e revela: o problema é justamente este – nada mudou! Empresas precisam ter a capacidade de se readaptar e mudar.
A Menina do Vale deu também ótimas dicas. “Se a sua empresa corre o risco de ser destruída por algo, seja você o autor dessa invenção”. E comentou ainda sobre a importância de fazer os movimentos para mudar e continuar sempre em movimento e crescendo. Medo e receio são normais, mas não podem impedir as mudanças.
Bel Pesce já trabalhou em empresas como a Microsoft, Google e no Deutsche Bank. Hoje, corre o Brasil prestando consultoria para empresas, e dando palestras. Ela é autora de quatro livros, dona de uma editora, além de portais de conteúdos e aplicativos para celular. Segundo ela, tudo se converge para um grande objetivo. E nesse foco, menciono outra frase: “quando empresas tem grandes problemas ou desafios, o caminho é quebrá-los em vários pedaços menores e ir resolvendo um de cada vez, para que no final tudo se conecte.”
Bel deu uma coletiva para a imprensa minutos antes da palestra. Simpática, chegou e cumprimentou cada um que estava na sala, demonstrando ser a mesma pessoa que se mostra nas redes sociais (onde tem milhares de seguidores) e nas palestras. Confira o vídeo da entrevista:
Seja o primeiro a comentar