Ivan Naatz debate turismo regional com Municípios do Médio Vale do Itajaí

Foto: divulgação

Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa teve reunião de trabalho e apresentou relatório de atividades na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí -AMMVI- nesta sexta -feira, 19.

O turismo regional que já gera forte impacto na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em Blumenau e região pode ser fortalecido ainda mais seu houver mais medidas apoio das prefeituras para empresas e novos empreendedores do setor turístico como melhoria da infraestrutura urbana e rural, incentivo à criação de novos atrativos turísticos e inscrição no cadastro oficial do Ministério do Turismo, o Cadastur, que facilita apoio e benefícios como financiamentos e programas de qualificação públicos federais, além da divulgação nacional.

Essas foram as principais recomendações do presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Ivan Naatz (PL) em reunião de trabalho e relatório de atividades do colegiado parlamentar com prefeitos, vereadores, secretários municipais da área, turismólogos, técnicos e representantes do trade turístico regional na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI – nesta sexta-feira, 19, em Blumenau.

De acordo com Naatz, o ICMS turístico, o retorno das atividades do setor em arrecadação para o Estado vem crescendo gradativamente e no ano passado gerou R$ 157 milhões para os cofres públicos. Só em Blumenau foram 8,6 milhões e na região do chamado Vale Europeu, R $13, 86 milhões. Outro fator de incentivo, apontado pelo parlamentar, pode ser o estímulo à criação de novos cursos superiores e técnicos voltados à área do turismo. De acordo com dados da Comissão, das 13 regiões turísticas de Santa Catarina, apenas quatro têm oferta destes cursos, com destaque para o Litoral e região Sul do Estado. Com relação ao Cadastur, das 9.464 empresas ligadas ao ramo do turismo na região, apenas 5% estão inscritas no cadastro nacional.

“Estes estes encontros regionais são importantes para o fortalecimento do turismo regional com apresentação de dados e troca de informações para que os municípios avaliem rumos e resgatem a necessidade de maior investimento no setor como fonte de geração de mais emprego e renda”, resumiu Ivan Naatz . Segundo o deputado, o papel da comissão, além deste estímulo oficial com debates, seminários, reuniões e audiências públicas, tanto na Alesc como diretamente nas regiões turísticas do estado, é o de contribuir ainda com ações e projetos no sentido de desburocratizar a legislação para facilitar o crescimento do turismo regional.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*