Nesta quarta-feira, 10, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), participou da reunião coordenada pelo Governo do Estado para discutir o cenário da pandemia nos municípios catarinenses. O encontro, que aconteceu de forma remota, contou com a participação do governador Carlos Moisés e do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, além de deputados e dos prefeitos das maiores cidades de Santa Catarina.
Entre os pedidos apresentados pelos prefeitos, a ampliação no atendimento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a celeridade na vacinação contra a Covid-19. Hildebrandt destacou a necessidade de que a implementação de medidas restritivas aconteça de forma estadualizada ou regionalizada, garantindo a efetividade na aplicação. Segundo o prefeito, sem essa unificação, o controle à pandemia fica inviável.
Hildebrandt também ressaltou o desafio para a ativação dos leitos de UTI conhecidos como leitos de guerra. “Os hospitais têm a estrutura física e os equipamentos, mas a grande demanda é por profissionais”, detalhou.
Ao todo, a cidade tem capacidade para operar 94 leitos de UTI, com 66 leitos em operação e 28 leitos de guerra em estruturação.
O secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou a organização e parceria de Blumenau no combate à pandemia, enfatizando que a contratação de profissionais é um desafio enfrentado por todas as cidades catarinenses é que o Estado segue buscando reduzir a ocupação de leitos de UTI.
Ouça o áudio:
Seja o primeiro a comentar