História, pesquisa e dança folclórica em formato digital. A partir do dia 15 de março, o Grupo Folclórico Alemão Eintracht – Eintrachtvolkstanzgruppe (pronuncia-se aintrartfólkstanzgrupe) – lança dois vídeos do projeto A Modernização da Tradição – Fazendo a Roda Girar, que mostram as peculiaridades de vestir um traje, histórias e curiosidades da indumentária que faz parte das apresentações do grupo. Os vídeos foram produzidos por Helô Beckhauser, da Agência Lupulô, e serão disponibilizados gratuitamente pelo canal do YouTube: http://bit.ly/3ee9Vja
“Estamos produzindo novas peças para o traje feminino do nosso grupo, o Gebirgstracht. Aprimoramos o corte, a costura e os acabamentos do colete feminino, lenços e aventais como melhorias, após estudos desenvolvidos pela Coordenadora de Trajes da Associação, Jane Liesenberg. Então surgiu a ideia de produzirmos dois vídeos que falam sobre essas particularidades e curiosidades dos nossos trajes. Além de ser uma forma de gerar conteúdo para os interessados no assunto e de manter motivado e unido o grupo neste período de pandemia”, comenta o presidente, coordenador de danças do Eintrachtvolkstanzgruppe e proponente do projeto, Julian Michel Ruediger.
“Os vídeos podem despertar o interesse da população para outras dimensões ligadas à cultura popular, como os trajes, que estão intimamente relacionados com a cultura representada pelo grupo. Uma forma de registrar saberes da cultura imaterial, compartilhando com outros grupos, pesquisadores e entusiastas do vasto campo de saberes e culturas populares alemãs”, complementa Ruediger.
O projeto A Modernização da Tradição – Fazendo a Roda Girar, de Julian Michel Ruediger, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), edital 003/2020, no município de Blumenau.
Eintrachtvolkstanzgruppe
Fundado em 1987, o grupo folclórico é o segundo mais antigo de Blumenau. É sediado no Clube Esportivo Recreativo e Cultura Concórdia, da Itoupava Central, e possui duas categorias, o infanto-juvenil e adulto. Utiliza atualmente 2 trajes, o Gebirgstracht, encontrado por toda Baviera, mais fortemente representado na região da Alta Baviera, e também o Braunschweigertracht, traje da Baixa Saxônia, mais precisamente da cidade de Brunsvique (Braunschweig), escolhida pelo fundador de Blumenau como morada quando este regressou à Alemanha. Acompanhe as novidades pelo instagram.com/eintracht.
Serviço
Lançamento de vídeos do projeto A Modernização da Tradição – Fazendo a Roda girar, do Eintrachtvolkstanzgruppe, de Blumenau
A partir do dia 15 de março
Pelo canal do YouTube http://bit.ly/3ee9Vja
Ação gratuita e aberta à toda comunidade
Gravação, edição de vídeos, fotos e artes: Helô Beckhauser, da Agência Lupulô.
Seja o primeiro a comentar