Opinião: de médico e de louco…

Foto: reprodução

…todos temos um pouco diz a sabedoria popular, mas eu diria que todos e todas temos um pouco de psicopatia (principalmente nesses tempos tão conturbados). Entretanto há quem exagere na dose. Aliás, esse termo ganhou realce e pulula nos noticiários, nos blogs e nas redes sociais. Então vale tentar explicar o que é esse distúrbio.

Daí fiz uma pesquisa na rede onde encontrei a obra de Kurt Schneider (“Personalidades Psicopáticas”) e também recolhi trechos de vários autores, Cláudia Faria, Yasmin e outros mais.

Trata-se de um comportamento no qual emerge um padrão de desprezo e violação dos direitos dos outros. O nome técnico é transtorno de personalidade antissocial (TPA), mas o termo “psicopatia” é usado há muito tempo.

A pessoa psicopata tende a ser bastante manipuladora e centralizadora apresentando, assim, comportamentos extremamente narcisistas e não se responsabilizando por nenhuma de suas atitudes.

Estima-se que 1% da população seja psicopata. Isso pode não parecer significativo, mas o dano que eles infligem à sociedade e aos indivíduos, emocional, física, sexual, mental e psicologicamente, é enorme. Cerca de 20% dos presos se encaixam na definição de psicopata e quase 50% dos crimes graves são cometidos por psicopatas.

Embora muitos deles acabem na cadeia, a imensa maioria fica impune. Alguns especialistas dizem que, se eles não foram associados a um crime, é só porque ainda não foram descobertos. Os psicopatas, quando se encontram em apuros costumam manipular os outros, usando a culpa e o medo para que essas pessoas não falem contra eles.

Infelizmente os psicopatas não têm cura, já que a origem do mal é orgânica e irremovível. Não raro sofreram lesões cerebrais já na fase intrauterina ou em tenra idade, etapa de acelerado desenvolvimento do sistema nervoso, impactando a formação do órgão.

Se atentarmos para alguns fatos recentes que chocaram e até revoltaram a nossa gente, é perceptível que as características acima descritas estão presentes nos indivíduos que têm praticado crimes horrendos.

Outro detalhe importante: o indivíduo psicopata tem sede de mando e por isso é preciso especial atenção aos psicopatas que estão em posições de poder, principalmente porque gostam de agir em benefício próprio ou dos seus familiares.

Schneider destaca as principais características de personalidades anormais. São carentes de compaixão, toscos em regra, sem senso moral. Frente ao sofrimento alheio, à morte de milhares de pessoas, não medem palavras.

Nessa linha temos exemplo recentíssimos do tipo “eu não sou coveiro”, “chega de frescura” e “vai ficar chorando até quando?”. Não há ressonância afetiva com a dor alheia.

E, por vaidade exagerada, os psicopatas se acham acima de tudo e de todos. Diante de qualquer contrariedade reagem esbravejando – “quem manda aqui sou eu”, “eu sou o chefe supremo”, “faço o que quero” e outras grosserias mais.

São, portanto, agressivos, mal-educados e provocadores. Kurt Schneider menciona que esses sujeitos oferecem dificuldades expressivas em ambiente militar. O desacato e a desobediência são marcas das suas carreiras. A insubordinação pode até redundar em punição ou abandono da profissão

Lamentavelmente há gritante compatibilidade com o acima exposto e o histórico de Jair Bolsonaro que no Exército, nos parlamentos e agora na presidência vem apresentando falas e atitudes que não deixam dúvida: ele é psicopata e oferece perigo à nação.

Acorda Brasil!

6 Comentário

  1. Infelizmente, “qualquer semelhança não é mera coincidência”!

    Mas a psicopatia também está presente em quem, vendo tudo o que faz e é, ainda tem estomago para continuar apoiando!
    Ou, nesse caso, será a junção de psicopatia com mau caratismo mesmo!?

  2. Como é difícil para as pessoas aceitarem a derrota nas urnas , aceitarem que agora atemos um presidente que não rouba e não faz quadrilha .

    Não sou partidário, não sou Bolsonaro ,mas torço para que seu governo de certo , só para rir dos esquerdistas cegos e com dor de cotovelo .

    Texto do acima mostra isto claramente .

    Bem melhor um presidente que fala o que pensa do que um ex presidente presidiário que fala o que os seus “cumpanheiros” gostam de ouvir ….

  3. Há três personalidades às quais atribuo nota 10 em avaliação:

    a) Jair Messias Bolsonaro, pois nos livrou da ptralhada;

    b) José Dirceu, pois nos livrou da anta, estocadora de vento;

    c) Sérgio Moro, pois mandou para o lugar certo o sapobarbudoexcrementopustulento.

  4. Fico satisfeito em ver que o texto atraiu opiniões pró e contra.

  5. Lamentável a posição de vários comentários aqui. Jair Bolsonaro não nos LIVROU DA PETRALHADA. O PT fez isso consigo próprio. Usar o PT como a eterna muleta pra não fiscalizar o chefe do executivo, passar pano nos erros dele e perder totalmente o senso crítico no tocante às suas ações é repetir o erro. Lula se formou exatamente assim. Militantes devotos, que fechavam os olhos pra todas as barbaridades que cometia. E sobre o argumento de que “este presidente não forma quadrilha”, não se iluda, caro Rubens. Ele já formava até mesmo quando deputado, por isso a família toda tem uma centena de assessores fantasmas, imóveis comprados a preço de banana e dinheiro lavado em loja de chocolate. Triste que o padrão de honestidade dos brasileiros esteja tão baixo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*