Os quatro deputados de Blumenau, mais Aldo Schneider (PMDB), representante do Alto Vale do Itajaí com voto por aqui também, fizeram a abertura da audiência pública do Orçamento Regionalizado nesta segunda-feira, 04, no auditório da AMMVI.
Dos quatro, apenas Ismael dos Santos (PSD) ficou (não sei quanto tempo mais) para ouvir as demandas da “comunidade”. Jean Kuhlmann (PSD), Ana Paula Lima e Ivan Naatz (PDT) fizeram breves discursos e deixaram o local.
Coloquei comunidade entre aspas por que, das cerca de 60 pessoas presentes, a grande maioria era de assessores e cargos, comissionados e efetivos, nas diferentes esferas públicas. Isso sem contar o pessoal da comunicação da Alesc, que organiza estes encontros. Pelo menos 12 pessoas garantiram a transmissão pela TVAL e pelas redes sociais, além de preparar o material jornalístico.
Quatro vereadores estavam presentes e os nomes deles devem ser destacados: Marco Antônio Wanrowsky e Roberto Tribess, os dois do PSDB, e Adriano Pereira e Vanderlei de Oliveira, estes do PT. Estão de parabéns.
Maria Regina Soar, secretária de Saúde, e Paulo Costa, Gestão Governamental, representaram a Prefeitura.
Três prioridades foram colocadas: expansão da Udesc para Blumenau, pavimentação do trecho Pomerode – Vila Itoupava e incentivos financeiros para o custeio a atenção básica e assistência hospitalar. Elas já constam no Plano Plurianual do Estado, definidas em audiência realizada no ano passado. E não avançaram.
Obras consideradas importantes não foram elencadas: implantação do contorno sul de Gaspar e acesso a Blumenau; a manutenção e reforma de escolas de educação básica; a implantação do ensino integral; a implantação do 2º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau; construção, ampliação e reforma das instalações das polícias Civil e Militar.
A audiência é uma ação pró-forma, onde brinca-se de democracia participativa. Nada se decide ali e as sugestões são em cima de necessidades conhecidas por todos, sem novidades.
E colocar em ordem de prioridade é bacana, mas inócuo. Até por que quem tem café no bule para tentar alguma coisa junto aos políticos não estava na audiência desta segunda-feira.
Não vi representante de entidades empresariais e nem de classe. Ou seja, quem pode colocar uma pressão mais efetiva não estava, não sei se por desinteresse ou conhecer o jogo.
Deixando claro que até nossas lideranças não estão com muito crédito junto aos governantes, pela oferta e baixa qualidade dos serviços públicos prestados para Blumenau e região nos últimos tempos
O que não falta é verba para publicidade em horário nobre de TV de obras insignificantes, é um cala boca na imprensa chapa branca.
“transmissão pela TVAL” esta incorreto, o certo é TVL
Vindo agora atarde de Itajai pela Rod Jorge Lacerda deu para observar a força de nossa Acib e políticos, a um mês foi anunciado inicio da urbanização e duplicação de trecho da mesma ate Ilhota, pois bem na reta de Itajaí junto ao trevo estavam pintando as lombadas e mais a frente realizando tapa buraco, parabéns representantes.