A Prefeitura de Blumenau orienta a população e principalmente aos interessados em se tornar empresários individuais no município ou Microempreendedor Individual (MEI) para possíveis fraudes na abertura de empresas pela internet.
De acordo com o diretor de Apoio ao Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Rafael Phillipe de Oliveira, há relatos de que sites não oficiais estão ofertando a abertura de empresas por meio de pagamento dos serviços, todavia não estão prestando o respectivo serviço.
“A Praça do Empreendedor está recebendo relatos sobre contribuintes pesquisando sobre a abertura de empresas na internet, acessando sites não oficiais que cobram pelo serviço. É importante salientar que a abertura de empresas, sobretudo o Microempreendedor Individual é um serviço gratuito disponibilizado na praça e também pelos serviços oferecidos na plataforma no site da Prefeitura”, explica Rafael, reforçando que os escritórios de contabilidade também são outros locais seguros para fazer o processo de abertura.
Como abrir empresas em Blumenau
Para abertura de empresas em Blumenau, a Prefeitura mantém a Praça do Empreendedor, com atendimento das 10h às 19h, junto ao Shopping Park Europeu Via Expressa, na Rua Paul Fritz Kuehnrich, 1600, sala 1006, no bairro Itoupava Norte.
Em função da pandemia, o atendimento está sendo realizado via agendamento, que pode ser feito pelo WhatsApp da Praça do Empreendedor pelo número (47) 99983-5967, no horário das 10h às 17h. Além disso, é possível utilizar a ferramenta para tirar dúvidas em tempo real sobre a abertura de empresas ou em um prazo de 24 horas, caso a solicitação seja feita fora deste horário. Para casos de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].
Internet
Além da praça, a Prefeitura disponibiliza em seu site diversos serviços e consultas destinados aos MEI’s neste link, para que o empreendedor possa abrir sua empresa com tranquilidade e rapidez, possibilitando fazer as consultas sobre as solicitações efetivadas junto à Praça do Empreendedor de forma segura. Entre os serviços oferecidos no atendimento on-line, estão a abertura e alteração do alvará de localização, além da emissão do alvará sanitário e baixas normais.
Ainda no site da Prefeitura, a população conta também com outras informações específicas aos MEI’s, como uma cartilha com todas as informações necessárias para se tornar um empresário individual na cidade, incluindo um manual básico com mais de 30 páginas com orientações aos MEI’s, bem como dicas e obrigações.
Seja o primeiro a comentar