No próximo dia 28 de maio, às 14 horas, o Grupo de Pesquisa Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional (PPGDR/FURB) realizará a Roda de Conversa “Uberização – transformações contemporâneas no mundo do trabalho”, com a participação de Ludmila Costhek Abílio, Dra. em Ciências Sociais pela UNICAMP (2011), pesquisadora no Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho, pesquisadora do CESIT/Unicamp sobre as atuais políticas de austeridade e as transformações do trabalho no Brasil; a Uberização do trabalho, com enfoque no trabalho dos motofretistas na cidade de São Paulo.
Ludmila criou a expressão “uberização” para analisar os trabalhadores, as relações e as condições de trabalho das denominadas “economias de compartilhamento”, isto é, aquelas que utilizam aplicativos como meios de prestação de serviços. Como uma das maiores corporações conhecidas neste tipo de atividade é a Uber, o termo faz referência a todos os tipos de trabalho assemelhados aos trabalhadores desta empresa.
Segundo o coordenador do grupo de pesquisa e membro da equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB, Prof. Dr. Valmor Schiochet, “o fenômeno da uberização faz parte do contexto de precarização das relações de trabalho e ganhou destaque nos tempos de pandemia. No Brasil, os altos índices de desemprego, com mais de 14 milhões de desocupados, fez com que em torno dos aplicativos se formasse um gigantesco exército de trabalhadores informais-subordinados”.
O tema já foi objeto de Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB pela mestra Josiane Olga Kammer e, no momento, a ITCP/FURB está assessorando um grupo de motoboys de Blumenau que pretendem criar uma associação para defender seus interesses.
O evento acontecerá através do Google Meet e para participar é necessário realizar inscrição prévia até o dia do evento através de formulário eletrônico disponível em https://abre.ai/uberizacao28-05.
Seja o primeiro a comentar