O número de novas empresas abertas no primeiro trimestre de 2021 é o maior já registrado em Gaspar, entre 2019 e 2021. De janeiro a março deste ano, foram 565 novos negócios, 49,8% maior que o registrado no mesmo período de 2020, quando o número era 377. Na contramão da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19, o número também é 44,5% maior que o desempenho registrado em 2019, quando os dados apontavam 391 novos empreendimentos durante o período.
Os números são do Mapa Geral de Empresas, painel divulgado pelo Governo Federal. Além disso, conforme aponta o índice do Governo Federal, o desempenho de Gaspar supera a média nacional, que apresentou um aumento de apenas 24% em relação a 2020.
Desde 2018, a abertura de novos empreendimentos cresce gradativamente. Em 2018, foi registrada a abertura de 945. Em 2019, 1002 e em 2020 foram 1645. O total de empresas ativas em Gaspar alcançou a marca de 8.998, cerca de 68% são Microempreendedores Individuais .
Muitas ações do município são pautadas pelo desenvolvimento econômico, seja nos setores produtivos ou de áreas da indústria, comércio e de serviços. A Prefeitura de Gaspar, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, trabalham durante todo o ano no planejamento de ações estratégicas para o crescimento e desenvolvimento local, transformando as potencialidades de Gaspar em novas oportunidades para toda a população.
O forte investimento da Prefeitura no fomento econômico, obras estruturantes são motivos centrais para a conquista desses números. Obras de criação de novas vias, iluminação, drenagem, e outras melhorias seguem com o ritmo acelerado em todo município, atraindo olhares de novos empreendedores em Gaspar.
Além disso, Gaspar segue com saldo positivo na geração de empregos. De acordo com o Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (CAGED), foram criadas 291 vagas formais com carteira assinada, em março, reflexo da abertura de novos empreendimentos, e do mercado de trabalho aquecido.
O prefeito Kleber Wan-Dall avalia o momento oportuno do município. “A pandemia foi um período difícil de perdas em alguns setores, mas de oportunidades para outros. Percebemos que muitas pessoas buscam no empreendedorismo um modo de reinvenção. Estamos trabalhando para apresentar um ambiente favorável para que o pequeno, hoje, seja médio amanhã e, em um futuro próximo, seja um grande empresário”, conta.
A Prefeitura de Gaspar, conta com ações para o fortalecimento do desenvolvimento econômico local, como o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que avalia e planeja ações e políticas de desenvolvimento.
Além disso, no Espaço do Empreendedor o contribuinte pode realizar serviços como retirar o Alvará de Localização para Pessoas Jurídicas, Profissionais Liberais Autônomos e Microempreendedor Individual – MEI. A modernização dos serviços do Espaço do Empreendedor e da Legislação com a lei da liberdade econômica conseguiu reduzir o tempo médio para abrir uma empresa em Gaspar. Atualmente, conforme a atividade da empresa o alvará poderá ser emitido em até 24h. A média de abertura geral é de quatro dias, de acordo com o Mapa Geral de Empresas.
“Percebemos que o empreendedor confia nas ações da administração municipal, que desburocratiza e motiva na formalização de novas empresas. Estamos vivendo um momento histórico, que gera mais qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento a todos os gasparenses”, avalia Wan-Dall.
O “Espaço do Empreendedor” está situado no térreo do prédio da Prefeitura Municipal, na rua Cel. Aristiliano Ramos, 435 no Centro. O atendimento é das 8h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. O telefone para contato é 47 3331-6372.
Seja o primeiro a comentar