Suspeita de irregularidades suspende eleição do Conselho de Cultura de Blumenau

Neste sábado aconteceria a eleição do Conselho de Cultura de Blumenau, durante a 11ª Conferência Municipal de Cultura. Tanto a conferência quanto eleição foram suspensas pela secretaria de Cultura e pelo próprio Conselho. O motivo é a suspeita de que poderia haver fraude na votação, que seria remota.

O secretário de Cultura Rodrigo Ramos diz que haverá a prorrogação do mandato dos atuais conselheiros por seis meses, enquanto averigua as denúncias e aperfeiçoa o processo, torcendo para que a vacina já tenha chegado para a maioria e a votação possa ser presencial. “Queremos manter a segurança da eleição de todo mundo e que possa ser transparente e não tenha desconfiança”, afirmou Rodrigo.

Na sexta-feira, a advogada, escritora e ex-conselheira e presidente do Conselho Rosane Magaly Martins entrou com um requerimento recomendando a suspensão do processo eleitoral, solicitando mudança no regimento. Neste requerimento, ela diz ter feito um levantamento de que pelo menos 10 inscritos que não moram em Blumenau, condição básica para participar.

Durante a semana, circularam nos grupos de whattsapp conversas de que alguns segmentos estavam se mobilizando para participar do processo, entre eles o de evangélicos, que, independente de religião, também tem serviços prestados na área da cultura. Pelo menos dez candidatos, nos dez segmentos diferentes, são ligados a Igreja Assembleia de Deus.

São 33 candidatos no total, em dez áreas.

O secretário Rodrigo Ramos confirma a participação dos evangélicos, mas diz que não pode-se perguntar ao inscrito qual o credo dele. Mas diz também que o crescimento das adesões também se deu por uma maior mobilização de outros segmentos que tradicionalmente não participavam.

Pelo sim, pelo não, a Prefeitura tomou a sábia decisão de averiguar. Confira a nota oficial.

Comissão Organizadora comunica a suspensão da 11ª Conferência Municipal de Cultura, que seria realizada no dia 22 de maio de 2021. Informa que a suspensão ocorre por conta de denúncias recebidas que colocam em dúvida a lisura do processo para escolha dos novos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau.

A Prefeitura Municipal de Blumenau, através da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais e do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau informa que serão averiguados as denúncias, os critérios e os mecanismos visando sanar as vulnerabilidades do processo da eleição. Prezamos pela confiabilidade de sua realização e a lisura dos mais de 40 anos do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau e sua história para sociedade Blumenauense.

Atenciosamente;

Rodrigo Ramos
Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais

Elton Gomes
Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau

2 Comentário

  1. “Pelo sim, pelo não, a Prefeitura tomou a sábia decisão de averiguar.” – Decisão sábia, de fato

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*