Lideranças empresariais, autoridades políticas e o DNIT/SC participaram da primeira reunião online do movimento “Duplicação Já” na manhã desta terça-feira, dia 29. O encontro, liderado pelo presidente do SINDILOJAS Blumenau e vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm, reuniu mais de 80 pessoas. Na ocasião foram trazidos dados sobre os impactos do atraso das obras da BR-470 na economia dos municípios.
O presidente do SINDILOJAS Blumenau e vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm, abriu a reunião falando um pouco sobre a motivação do movimento. “Este grupo foi criado principalmente para que nós possamos, de maneira coordenada, fazer cobranças aos nossos parlamentares e DNIT deixando claro que estamos cansados. As obras andam a passos de tartaruga, e nesta demora além de vidas, perdemos potencial econômico para os municípios”, desabafa.
Impactos na economia
Em comparação com os municípios que estão no entorno da BR-101, rodovia duplicada, as cidades que compreendem a BR-470 apresentam menor PIB per capita (-3,37%), geração de empresas (-0,69%) e empregos (-1,17%). Além disso, gráficos mostram que em momentos de crise, os impactos negativos são maiores e a retomada se torna mais lenta.
Já o comparativo entre a geração de impostos e a arrecadação da região mostra outro ponto de vista. Enquanto cerca de R$ 7,48 bilhões foram destinados aos cofres públicos, apenas R$ 3,58 bilhões voltaram em investimentos para a região.
Nova reunião
Entre lideranças empresariais, imprensa e membros da sociedade civil organizada, estiveram presentes na reunião o deputado estadual Ismael dos Santos (PSD), as deputadas federais Carmen Zanotto (Cidadania) e Angela Amin (Progressistas), e Ronaldo Barbosa, superintendente do DNIT em SC. Nova reunião foi marcada para 27 de julho.
Seja o primeiro a comentar