A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de implantação, coleta e tratamento de esgoto em Blumenau, realizou no primeiro semestre deste ano a limpeza preventiva de 61,75 quilômetros de redes coletoras de esgoto no município. Esse processo é indispensável para evitar entupimentos e para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento, e evitando transtornos para os cidadãos. Em 2020, a concessionária fez a limpeza preventiva de mais de 143 quilômetros de rede.
Este trabalho contínuo da BRK Ambiental consiste na retirada de materiais indevidos na tubulação, visto que a rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e 1% de material sólido. “Por meio das limpezas preventivas, é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves. Com a realização desse serviço, reduzimos riscos como entupimentos e extravasamentos, e manutenções corretivas”, conta Guilherme Pimentel, gerente de operação da BRK Ambiental em Blumenau. Durante a lavagem, é comum encontrar nas tubulações descartes de banheiro, como papel higiênico, fio dental, cabelo, cotonete e outros resíduos de cozinha, como restos de comida e óleo.
Para a limpeza, a equipe começa identificando a área. Com essa etapa concluída, um caminhão hidrojato segue para realizar o serviço. No local, uma mangueira de 120 metros com alta pressão de água é colocada na rede de esgoto para quebrar as placas de gordura que se acumulam e sugar todo o lixo e gordura para fora. “Além dos serviços de prevenção realizados pela BRK Ambiental, a colaboração dos clientes não descartando o lixo no vaso sanitário e ralos é essencial para garantir o bom funcionamento da rede”, completa Guilherme.
Contato com a BRK Ambiental
Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail [email protected].
Seja o primeiro a comentar