Uma comitiva liderada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) está em Brasília, circulando em gabinetes de setores ligados ao turismo e também na Câmara dos Deputados em busca de apoios para futuras emendas parlamentares.
Fazem parte da comitiva o secretário de Turismo Marcelo Greuel, o secretário de Gestão Governamental Paulo Costa e o vereador Alexandre Matias (PSDB), que preside a Comissão Legislativa que discute a municipalização do Sesi e o presidente da Câmara, Egídio Beckhauser (Republicanos), que propôs a criação da comissão.
E justamente uma das prospecções na capital federal diz respeito a recursos para equipar e melhorar o complexo do Sesi, associando o esporte com o turismo, integrando-os em busca de movimentar economicamente os dois de juntos, em ações coordenadas.
É um segundo passo para a municipalização do espaço e revela um otimismo da Prefeitura de Blumenau que a negociação com a FIESC vai prosperar. O secretário de Turismo Marcelo Greul é quem comanda as negociações com a entidade empresarial, sinalizando que as tratativas estão positivas. Não cita valores, mas aposta numa solução boa para todos.
A FIESC pede uma indenização ao que foi construído naquela área doada pela Prefeitura na década de 1970, com 387 mil m² . O esporte era um dos braços da federação das entidades empresariais, mas por conta de cortes no Sistema S e pela conjuntura econômica, a proposta agora é focar em educação. Com isso, o Complexo virou uma estrutura pesada caso seja mantida.
A municipalização do Sesi não fez parte das pautas eleitorais, pelo menos em evidência. Eu vejo aquele espaço como fantástico no caso de ser disponibilizado para a comunidade, desde que a relação custo-benefício valha a pena.
É esta matemática que o pessoal deve estar fazendo.
É claro que vale a pena MUNICIPALIZAR o SESI. A cidade precisa de um Estádio para chamar de seu e dar aos clubes da cidade condições para participar do esporte mais amado do país. Acho que pelo que já foi dito por parte das lideranças políticas da cidade é muito interessante essa MUNICIPALIZAÇÃO de toda a estrutura seja para o turismo e para o FUTEBOL que é uma paixão de muita gente aqui da cidade e sente que falta apoio da Prefeitura para que possamos ter algum clube que desponte nessa categoria de esporte. Levantar objeções nesse momento só atrapalha. Deixa a política fazer a parte que lhe compete. Buscar trazer esse empreendimento definitivamente para as mãos da cidade e finalmente realizar um sonho de mais de 40 anos para a cidade ter um Estádio de futebol a altura do que ela merece.
Não vejo como a Municipalização do SESI possa beneficiar a população . Blumenau não se interessa pelo futebol dos times que temos , basta ver que o tal do Metropolitano nunca deu certo , não conseguem colocar mais de 1.500 torcedores no estadio . Quem tem interesse na municipalização são os políticos, vai gerar cargos comissionados , cargos de diretoria, de gerência , etc…. e obviamente estão querendo um estadio municipal , visto que temos vereador ligado a um time de futebol , cujo parente foi presidente e continua com os amiguinhos na presidência .
A prefeitura não tem competência para administrar o complexo , mas como o interesse é outro, vão brigar até a última gota .