Quase dois meses depois, acontecerá nesta sábado a eleição dos novos Conselheiros de Cultura de Blumenau, cargos voluntários que são responsáveis, junto com a Secretaria de Cultura do Município, por traçar as diretrizes para o setor.
Ao contrário do ocorrido em maio, quando a eleição foi suspensa, a votação será de forma presencial, com os delegados tendo que mostrar comprovante de residência ou algum documento que atestem morar em Blumenau, requisito para votar, além da inscrição prévia. Para a eleição que aconteceria no dia 22 de maio, com a votação on-line, mais de 500 delegados se inscreveram, número bem maior que nas outras vezes.
Além disso, os delegados precisarão acompanhar a palestra on-line que acontecerá na sexta-feira, com uma representante do Conselho Estadual de Cultura, quando todos os candidatos, nos 10 segmentos, terão a a oportunidade de fazer uma apresentação breve.
A eleição foi suspensa em maio por conta de uma movimentação atípica de delegados – normalmente, nos encontros anteriores e presenciais, o número de inscritos não ultrapassava os 150 -, o que gerou insegurança pela votação ser remota, com brechas que pessoas poderiam votar mais de uma vez e até mesmo serem moradoras de outra cidade.
O pano de fundo foi a grande participação de pessoas ligadas ao segmento evangélico, mais especificamente da Igreja Assembleia de Deus, como delegados e candidatos. Em todos os 10 segmentos em disputa havia uma pessoa identificada com a Igreja, mas todas habilitadas a participar por terem formação na área de disputa ou vivência prática confirmada.
A disputa foi parar na política, com vereadores da bancada evangélica e o deputado Ismael dos Santos criticando a decisão. O impasse custou a demissão do secretário Rodrigo Ramos.
Conheça os candidatos aqui.
E segue a festa , sempre que político interfere em qualquer ação, acaba em confusão .