As vésperas da decisão da Prefeitura de Blumenau sobre a realização ou não da Oktoberfest 2021, empresários ligados ao Vale da Cerveja lançam um manifesto para que ela aconteça, “com responsabilidade, organização e o máximo respeito a todos os protocolos sanitários vigentes…”
10 cervejarias e mais a Escola Superior de Malte assinam um manifesto virtual, com a frase “Eu Apoio”.
A decisão está para sair a qualquer momento. “A bola está com o prefeito Mário”, falam alguns assessores. É ele que vai dimensionar os prós e contras de sua decisão nestes tempos de pandemia.
Em 2020 era inevitável o cancelamento, neste ano é uma aposta, respeitando e entendendo todos os lados, que pode ser arriscada. Ou não. Difícil prever, eu não queria estar na pele do prefeito.
O secretário de Turismo Marcelo Greuel já manifestou mais de uma vez que a festa não será adiada para novembro e é contra fazer uma festa sem as características originais, correndo o risco de descaracterizar o evento que projeta Blumenau para o mundo.
Os cervejeiros do Vale do Itajaí pregam uma festa mais modesta, seguindo os protocolos, para pelo menos movimentar minimamente o setor e minimizar os impactos da realização de eventos com a marca Oktoberfest em outras paragens, além de perceberem outras cidades planejando diferentes eventos e temem que Blumenau possa ficar para trás.
A Prefeitura estima que, anualmente, a Oktoberfest Blumenau injete cerca de R$ 240 milhões na economia local, movimentando mais de 60 segmentos, gerando por volta de seis mil empregos diretos e indiretos.
A pandemia deu uma trégua, mas não acabou. Os números preocupantes para o final de junho e começo de julho não se confirmaram e a vacinação demorou, mas agora avançou. Uma ação mal pensada pode resultar um passo atrás no enfrentamento ao Coronavírus.
E ainda tem o fato que a Central de Vacina e o Ambulatório Central para Casos Suspeitos de Coronavírus ocupam os setores 1 e 3 da Vila Germânica e precisariam ser remanejados.
São os diferentes lados, todos importantes, que estão sendo levados em conta pelo prefeito Mário e sua equipe. Qualquer decisão que tome será passível de elogios e críticas. E de muitas dúvidas, que só serão sanadas depois de outubro.
Será algo inacreditável se o Prefeito autorizar a realização da Oktoberfest .
Não existe a mínima possibilidade de efetuar este evento .