FURB justifica a suspensão do vestibular de inverno para 15 cursos

A decisão da FURB de cancelar o vestibular de inverno para 15 cursos de graduação gerou algumas críticas e desencontro de informações nas redes sociais, mas entendo a posição da reitoria. Em conversa com o reitor João Natel,  ele elencou algumas situações que justificam a decisão.

Para começar, a procura nos vestibulares do meio do ano sempre é menor, comparando ao realizado no verão, que conta com os alunos do ensino médio. Outras duas justificativas são o momento econômico do país e a grande retração dos programas financiamentos estudantis, em especial o FIES.

Além disso, sete dos cursos cancelados são no período matutino e como a situação não está fácil para ninguém, muitos jovens estão buscando o mercado de trabalho para ajudar no orçamento familiar.

Uma critica também é sobre o momento do cancelamento, visto que pelo calendário acadêmico as aulas para turmas novas começariam apenas dia 12 de agosto. João Natel explicou que, normalmente, a maior procura se dá no começo do período, que já passou. Além disso, por uma questão gerencial da instituição, dos professores e alunos, que precisa se organizar internamente e não deixar para cancelar em cima da hora.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Chama a atenção que alguns cursos são bastante tradicionais. Segue a lista dos que tiveram o vestibular cancelado: Administração, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Farmácia e  Jornalismo, todos no período matutino. No período noturno são Design, Engenharia de Telecomunicações, Moda, Química (bacharelado e licenciatura), Tecnologia em Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Sistemas de Informação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*