A boa vantagem de Lula faltando menos de 20 dias para a eleição e outros dados da pesquisa IPEC

Tem muita pesquisa pipocando por aí e o Informe Blumenau segue dando visibilidade à aquelas feita por institutos tradicionais e contratadas por veículos de comunicação tradicionais. No caso nacional, valorizamos a do IPEC, instituto formado por diretores do antigo Ibope, e o Datafolha.

Nesta segunda-feira, o IPEC, contratado pelo grupo Globo, divulgou nova rodada, que mostra uma estabilidade que precisa se entendida, faltando menos de vinte dias para a votação em primeiro turno.

A variação de dois pontos para cima de Lula (PT), dentro da margem de erro, e a estabilização de Jair Bolsonaro (PL), indicam que a diferença entre ambos é praticamente a mesma desde o começo da campanha eleitoral e que uma terceira ou até quarta via batem no seu teto e não tendem a subir mais. Lula tem 46% das intenções de voto, Bolsonaro 31%, Ciro Gomes (PDT) 7% e Simone Tebet 4%.

6% dos entrevistados avisaram que votarão em branco e 4% que vão anular. Se contabilizarmos apenas os votos válidos, sem os brancos e nulos, Lula venceria no primeiro turno por 51% dos votos.

Claro, é preciso ver a abstenção e o impacto dela. Mas se pensarmos num eleitorado de 156 milhões de eleitores, com 10% de votos brancos e nulos, temos pouco mais de 140 milhões eleitores aptos. A diferença de votos hoje, pró Lula, é de mais de vinte milhões, deixando mais uma vez claro que é preciso incluir a abstenção neste cálculo, que vai provocar uma diminuição da diferença.

É muito voto para ser mudado, lembrando que a diferença vem se mantendo desde o começo da campanha eleitoral e que o levantamento atual foi feito depois do 7 de setembro e já com o impacto das medidas econômicas do Governo Federal.

Outro dado que aponta para o favoritismo do petista, é a rejeição, quem diz que não vai votar em determinado candidato. Bolsonaro tem 50%, Lula 35%. Além do mais, o número de pessoas que garante que não vai mudar o voto é grande, 80% diz já estar decidido em quem vai votar.

Isso quer dizer então que a eleição está decidida? Não, mas tem um cenário claro de vantagem de Lula neste primeiro turno, sendo que as pesquisas o apontam na frente num eventual segundo turno, mas aí a conversa é outra.

Bom, a eleição pode acabar no primeiro turno. Não é provável, mas as pesquisas apontam esta possibilidade, com uma eventual transferência de votos de Ciro Gomes e Simone Tebet para o petista, dentro da perspectiva de encerrar a eleição logo.

A pesquisa IPEC ouviu 2.512 pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.

 

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*