A difícil decisão sobre a volta às aulas

Foto: Marcelo Martins/Secom PMB

Com a nova matriz de risco divulgada pelo Governo do Estado, os municípios do Vale do Itajaí estão liberados para retornar com as aulas presenciais a partir de 13 de outubro, quando termina o decreto estadual suspendendo as atividades em todas as redes.

Cabe aos Municípios decidirem pelo retorno, seguindo uma série de recomendações já definidas em um protocolo feito pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, criado por conta do Coronavírus.  As cidades precisam se adequar ao que está escrito no Plano de  Contingência, que precisa estar respaldado por um comitê municipal, ou seja, uma série de etapas e critérios para este retorno.

Ou seja, não é uma coisa de hoje para amanhã. E, se contar do dia 14 de outubro, seriam cerca de dois meses de ano letivo, mas como as séries não podem voltar todas ao mesmo tempo, indica que boa parte talvez não tivesse nem um mês de aulas, na melhor das hipóteses.

Na Prefeitura de Blumenau, responsável pela educação infantil até o 9º ano,  há uma opinião formada pelo não retorno das atividades. Mas talvez não seja definitiva pela pressão que deve ocorrer a partir de agora de parte da população. Neste sábado acontecerá uma reunião para alinhar as estratégias.

Não é uma decisão fácil. Para piorar, tem os legítimos interesses da rede privada de ensino.

2 Comentário

  1. Não há dificuldade alguma nessa decisão. Já temos conhecimento científico suficiente para saber que as escolas podem ser reabertas. O importante é assegurar o direito de quem não quer levar os filhos e manter o ensino a distância para essas famílias

  2. Exatamente, o que precisamos é de agilidade e seguir os protocolos. Escolas abertas o mais breve possível!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*