Três chapas vão disputar a eleição para o comando da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Blumenau, o que mostra uma divisão na entidade responsável por representar os interesses da categoria. O prazo para inscrições terminou nesta quarta-feira, 30 e a eleição acontece no dia 16 de novembro. Cerca de duas mil e duzentas pessoas estão aptas para votar na cidade. A OAB é comandada hoje por Cesar Wolff, que está no seu segunda mandato como presidente.
A chapa 102, liderada por Romualdo Marchinhacki e Maria Teresinha Erbs, tem o nome de Trabalho e Confiança e representa o grupo que comanda a OAB na cidade há pelo menos uma década As outras duas chapas são de oposição. Pedro Cascaes Neto e Rosane Maçaneiro estão na chapa 101, Todos Pela Ordem Blumenau e contam com o apoio do presidente da OAB estadual, Túlio Cavalazzi Filho. Na chapa 103, Inova Ordem, Mudar para Avançar, estão na linha de frente Flávio Pinheiro Neto e Ademir Cristofolini.
Também no dia 16 de novembro acontece a eleição para a OAB estadual, com duas chapas inscritas. Representando o atual grupo de situação , concorrem Paulo Brincas e Marco Antônio Silva. Como oposição, o blumenauense Cesar Wolff é o candidato a vice na chapa de Adriano Zanotto.
O Informe Blumenau vai acompanhar de perto o processo eleitoral em Blumenau, abrindo espaço para que as chapas apresentem suas propostas. Entendemos a OAB como uma das entidades mais representativas da sociedade organizada, com um passado de defesa da democracia.
É a OAB nos mostrando o que Nelson Rodrigues já dizia. Toda unanimidade é burra. E assim o é na ACIB por exemplo. Democracia e politica se faz com divergências, não com conchavos.