Preenchidos os 26 cargos de primeiro escalão, a linha de frente do governo Egidio Ferrari (PL) está colocada, numa divisão entre nomes de confiança, os estritamente técnicos e os indicados pelos partidos aliados.
Da cota partidária, os partidos do prefeito e vice, PSDB e PL, têm três secretarias cada. Os tucanos Educação, com Alexandre Matias, Cultura, com Sylvio Zimmermann, e Intendência do Garcia, com Juliano Junkes. O PL com Douglas de Souza na Saúde, Olímpio Menestrina na Defesa Civil e Professor Ramalho na Intendência da Vila Itoupava.
Tem gente que pode lembrar de Éder Boron, procurador, filiado ao PSDB. Apesar de ter atuação partidária, entra na cota do prefeito e vice. Outro nome que entrou como primeiro escalão é o do agora ex-vereador Cezar Campesatto (PL) no Procon, que tradicionalmente não tem status de secretaria.
O PP emplacou dois nomes, Fábio Campos na Secretaria de Trânsito e Transporte e Róbson Tomasoni na secretaria do Meio Ambiente.
Além desses, o União indicou o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, o Cidadania Telmo Gonçalves Júnior na secretaria da Família e Sérgio Galdino, indicação do Republicanos no Esporte.
Curiosa é a situação do MDB, partido do arco de aliança, mas que não elegeu vereador. Em tese, três filiados foram emplacados. Mas, na prática, um, Daniel Hostin, presidente municipal da sigla, secretário de Serviços Urbanos. A secretária de Inclusão e Paradesporto, Bruna Daniel, não tem atividade partidária, mas filiou-se ao partido em abril do ano passado. É uma escolha dentro do perfil técnico. Outro nome filiado ao MDB, um dos primeiros a ser indicado, é Marcelo Althoff, secretário de Gestão Governamental. Apesar da filiação, é outra indicação que vai para a cota pessoal do prefeito.
Nesta contabilidade, seis são da confiança do prefeito, oito têm perfil estritamente técnico e 12 indicações partidárias, mas também a partir de perfil técnico. Se contar o Procon, entra mais um na indicação política.
Esta divisão vai ser reproduzida nos demais cargos comissionados. São cerca de 300. Assunto para novo post.
Hostins,Campesato,Silvio,etc….e você acreditou .