Na convenção conjunta desta segunda-feira, para confirmar as candidaturas à Prefeitura de Egidio Ferrari (PL) e Maria Regina Soar (PSDB), sete partidos apresentaram suas nominatas à Câmara Municipal. Dois estão federados, PSDB e Cidadania, o que faz que sejam seis nominatas.
No total são 96 candidatos. O pré-candidato Egidio Ferrari, em sua fala, motivava os pré-candidatos dizendo que estava vendo 15 vereadores, num a alusão ao total de vagas que tem no Legislativo. Um exagero, é claro, mas nem tanto.
Pessoas da linha de frente das campanhas apostam que essas seis nominatas podem fazer de 9 a 10 vereadores, quase dois quintos do Parlamento.
O PL é o favorito a eleger mais nomes, até por ser o 22 de Bolsonaro, o que deve atrair muitos votos para a legenda. As estimativas são eleger quatro, tem gente que sonha com cinco, o Informe apostaria em três com a possibilidade de mais um. Destaque para os três vereadores candidatos à reeleição – Aílton de Souza, o Ito, Jovino Cardoso e Cezar Campesatto e para o professor Ramalho, ex-assessor parlamentar do deputado Ivan Naatz. Três representantes do segmento evangélico são uma incógnita quanto ao desempenho eleitoral, Pastor Leo, Pastor Dirlei e Josiane Menestrina, ex-assessora da vereadora Silmara Miguel (PSD). O policial civil Rui Godinho é outro que pode surpreender.
A Federação PSDB e Cidadania ganhou um reforço de última hora. O ex-intendente da Vila Itoupava Leandro Índio da Silva será candidato a vereador, ele que resistia. Concorrerá no lugar do suplente Rolf Bublitz. Além dele, destaque para os vereadores Maurício Goll e Alexandre Matias e o ex-secretário Sylvio Zimmermann. E tem o também vereador do Cidadania, Bruno Cunha, que deve ser o mais votado da lista. Estima-se dois, sonha-se com três eleitos.
O PP tem dois vereadores candidatos à reeleição, Almir Vieira e Marcelo Lanzarin, e o suplente Rodrigo Marchetti como principais favoritos. Elege um e sonha com dois.
O União Brasil tem como favorito o vereador Professor Gilson, numa nominata que tem ainda como expoentes Cabo Venturelli e Iremar Blum, o Bafo. O Republicanos tem Egidio Beckhauser, Eliomar Russi e João Muniz. As duas siglas, apesar de contarem cada uma com um bom puxador de votos, precisarão lutar para atingir o quociente eleitoral, estimado entre 12 mil e 12,5 mil votos ou pelo menos os 80% para brigar pelas sobras, cerca de 10 mil votos.
Por fim o PRD, partido que nasceu da fusão do PTB e Patriota. É uma incógnita também. Tem como apostas Michele Schuwanck e Charles Espig.
É uma lista poderosa, pelo número total de candidatos e pelo potencial de muitos deles. Lógico que não fará os 15 da brincadeira motivacional de Egidio Ferrari, mas terá ampla maioria na próxima Legislatura.
Eu vou votar na Ana Paula (PT) ou na candidata Rosane (PSOL).
Só esperamos que o eleitor vote com sabedoria , escolha pessoas capacitadas e que consigamos trocar pelo menos 12 dos atuais vereadores , principalmente aqueles que já cumpriram dois mandatos . Dois mandatos de vereador é suficiente para fazer algo pela comunidade , mais que isto é transformar o cargo em emprego e não é para isto que existe o cargo de vereador .
96 candidatos , os partidos fizeram uma seleção para levar a campanha pessoas com conhecimento sobre a responsabilidade do vereador ou a maioria deles sequer sabe o que é regimento interno, legislação, plano diretor , orçamento , etc.. ?
Dos atuais , a grande maioria sabe dar moção , fazer discursos vazios , não respondem aos contribuintes quando confrontados via e-mail, votam tudo que o executivo manda para a Câmara e sempre como URGENCIA URGENTISSIMA .
Ou seja, se o eleitor nada aprendeu até hoje , vamos ver mais uma eleição igual as outras , elegendo a maioria atual e depois 4 anos de nada com nada .
Seis nominatas apoiando Egídio , qual preço pagaremos por este apoio ?
Jorge goetten é meu amigo particular da época da cibal em RIO DO SUL
Na nominata do Pl, eu acho que não dá para ignorar o Douglas Rafael de Souza, uma vez que ele é filho do ex-vereador Zeca Bombeiro e afilhado do Governador. Não dá para ignorar isso.
Também aposto no PL no nome do Douglas Rafael, aqui na região norte é o que mais vejo se viabilizando como renovação.
No PL tem um nome que vai surpreender, é o Douglas Rafael. Pessoa preparada pra assumir uma cadeira na câmara municipal.