A força das nominatas de vereadores da aliança Egidio e Maria

Foto: divulgação

Na convenção conjunta desta segunda-feira, para confirmar as candidaturas à Prefeitura de Egidio Ferrari (PL) e Maria Regina Soar (PSDB), sete partidos apresentaram suas nominatas à Câmara Municipal. Dois estão federados, PSDB e Cidadania, o que faz que sejam seis nominatas.

No total são 96 candidatos. O pré-candidato Egidio Ferrari, em sua fala, motivava os pré-candidatos dizendo que estava vendo 15 vereadores, num a alusão ao total de vagas que tem no Legislativo. Um exagero, é claro, mas nem tanto.

Pessoas da linha de frente das campanhas apostam que essas seis nominatas podem fazer de 9 a 10 vereadores, quase dois quintos do Parlamento.

O PL é o favorito a eleger mais nomes, até por ser o 22 de Bolsonaro, o que deve atrair muitos votos para a legenda. As estimativas são eleger quatro, tem gente que sonha com cinco, o Informe apostaria em três com a possibilidade de mais um. Destaque para os três vereadores candidatos à reeleição – Aílton de Souza, o Ito, Jovino Cardoso e Cezar Campesatto e para o professor Ramalho, ex-assessor parlamentar do deputado Ivan Naatz. Três representantes do segmento evangélico são uma incógnita quanto ao desempenho eleitoral, Pastor Leo, Pastor Dirlei e Josiane Menestrina, ex-assessora da vereadora Silmara Miguel (PSD). O policial civil Rui Godinho é outro que pode surpreender.

A Federação PSDB e Cidadania ganhou um reforço de última hora. O ex-intendente da Vila Itoupava Leandro Índio da Silva será candidato a vereador, ele que resistia. Concorrerá no lugar do suplente Rolf Bublitz. Além dele, destaque para os vereadores Maurício Goll e Alexandre Matias e o ex-secretário Sylvio Zimmermann. E tem o também vereador do Cidadania, Bruno Cunha, que deve ser o mais votado da lista. Estima-se dois, sonha-se com três eleitos.

O PP tem dois vereadores candidatos à reeleição, Almir Vieira e Marcelo Lanzarin, e o suplente Rodrigo Marchetti como principais favoritos. Elege um e sonha com dois.

O União Brasil tem como favorito o vereador Professor Gilson, numa nominata que tem ainda como expoentes Cabo Venturelli e Iremar Blum, o Bafo. O Republicanos tem Egidio Beckhauser, Eliomar Russi e João Muniz. As duas siglas, apesar de contarem cada uma com um bom puxador de votos, precisarão lutar para atingir o quociente eleitoral, estimado entre 12 mil e 12,5 mil votos ou pelo menos os 80% para brigar pelas sobras, cerca de 10 mil votos.

Por fim o PRD, partido que nasceu da fusão do PTB e Patriota. É uma incógnita também. Tem como apostas Michele Schuwanck e  Charles Espig.

É uma lista poderosa, pelo número total de candidatos e pelo potencial de muitos deles. Lógico que não fará os 15 da brincadeira motivacional de Egidio Ferrari, mas terá ampla maioria na próxima Legislatura.

 

6 Comments

  1. Eu vou votar na Ana Paula (PT) ou na candidata Rosane (PSOL).

  2. Só esperamos que o eleitor vote com sabedoria , escolha pessoas capacitadas e que consigamos trocar pelo menos 12 dos atuais vereadores , principalmente aqueles que já cumpriram dois mandatos . Dois mandatos de vereador é suficiente para fazer algo pela comunidade , mais que isto é transformar o cargo em emprego e não é para isto que existe o cargo de vereador .
    96 candidatos , os partidos fizeram uma seleção para levar a campanha pessoas com conhecimento sobre a responsabilidade do vereador ou a maioria deles sequer sabe o que é regimento interno, legislação, plano diretor , orçamento , etc.. ?
    Dos atuais , a grande maioria sabe dar moção , fazer discursos vazios , não respondem aos contribuintes quando confrontados via e-mail, votam tudo que o executivo manda para a Câmara e sempre como URGENCIA URGENTISSIMA .
    Ou seja, se o eleitor nada aprendeu até hoje , vamos ver mais uma eleição igual as outras , elegendo a maioria atual e depois 4 anos de nada com nada .
    Seis nominatas apoiando Egídio , qual preço pagaremos por este apoio ?

  3. Jorge goetten é meu amigo particular da época da cibal em RIO DO SUL

  4. Na nominata do Pl, eu acho que não dá para ignorar o Douglas Rafael de Souza, uma vez que ele é filho do ex-vereador Zeca Bombeiro e afilhado do Governador. Não dá para ignorar isso.

  5. Também aposto no PL no nome do Douglas Rafael, aqui na região norte é o que mais vejo se viabilizando como renovação.

  6. No PL tem um nome que vai surpreender, é o Douglas Rafael. Pessoa preparada pra assumir uma cadeira na câmara municipal.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*