A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira, uma sessão solene de Entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense. Foram homenageadas o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), e o advogado e Chefe de Gabinete do Prefeito, Lúcio César Dib Botelho (PSDB). O título é concedido a pessoas nascidas fora da cidade de Blumenau, que fazem jus à honraria em razão de mérito em prol do município de Blumenau.
A solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, contou com as presenças, além dos homenageados, do presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Vieira (PP); do vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll (PSDB), do vereador licenciado e secretário municipal de Educação, Alexandre Matias (PSDB), autor das homenagens; do líder do Governo na Câmara, vereador Jovino Cardoso Neto (PL); do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) e do vereador Marcelo Lanzarin (PP). Além deles, a sessão também contou com a participação da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; do ex-senador da República, Dalírio Beber; do ex-prefeito de Blumenau, Renato Vianna, representantes das forças de segurança, secretários municipais de diversas pastas, ex-vereadores, amigos e familiares dos homenageados e demais convidados.
A abertura da solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Almir Vieira, que apontou que foi uma honra poder estar presente neste momento tão importante para a cidade, de reconhecimento e de homenagem a duas pessoas distintas. “Uma que se destacou como gestor da cidade, enfrentando as dificuldades, deixando muitas vezes o seio familiar, mas sempre trabalhando com vigor em prol de cada cidadão blumenauense e preocupado em dar o melhor para o blumenauense. O outro homenageado uma pessoa que ao longo do tempo se conheceu seus tributos e a sua condição de estar no posto onde está sempre ao seu lado do prefeito e da vice-prefeita, trabalhando nos bastidores e dando suporte”, destacou o presidente, agradecendo os dois pela confiança e apoio nas ações realizadas pela Casa Legislativa e parabenizando o vereador Alexandre Matias pela indicação. Logo em seguida, o vice-presidente da Câmara, vereador Maurício Goll assumiu a condução dos trabalhos da solenidade.
O vereador licenciado Alexandre Matias, autor do decreto legislativo que concedeu o Título de Cidadão Blumenauense ao advogado Lúcio César Dib Botelho, pelos relevantes serviços prestados ao município de Blumenau. O proponente agradeceu os demais vereadores que aprovaram as proposições para conceder essas duas homenagens. Matias recordou que o Doutor César Botelho é seu amigo de longa data e teve a honra e a satisfação de conhecê-lo e trabalhar juntos em 2011 na Secretaria de Desenvolvimento Regional. “Desde lá, eu tenho a alegria e o privilégio de poder tê-lo como o meu amigo pessoal. Muito obrigado pela amizade, pelo carinho, pela lealdade, pelo apoio, pelos conselhos e por tudo que o senhor tem feito não só por mim, mas por essa Casa Legislativa e pela cidade de Blumenau”, destacou, apresentando um vídeo com depoimentos de políticos, amigos e colegas de trabalho na sua trajetória.
Em seu discurso o homenageado César Botelho iniciou fazendo diversos agradecimentos ao proponente, vereador licenciado Alexandre Matias, ao prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina, a todos os seus familiares, aos secretários municipais, ex-secretários e a todos do gabinete e a todos os funcionários. “Esse momento é de gratidão de ganhar um título desse. Eu adotei essa cidade e essa cidade me adotou. Eu quando vou trabalhar, eu tenho satisfação, porque sei que estamos fazendo as coisas em benefício das pessoas e para o bem-estar das pessoas. Foi isso que o Mário e a Maria sempre me ensinaram. Eu me sinto muito honrado de ter participado desse momento da cidade, de ter participado na construção dessa cidade e de ter transformado essa cidade para cada vez mais beneficiar aquelas pessoas que mais precisam”, destacou, se dirigindo ao prefeito e a vice-prefeita, agradecendo-os pela oportunidade.
O vereador licenciado Alexandre Matias também é autor do decreto legislativo que concedeu o Título de Cidadão Blumenauense ao prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, pelos relevantes serviços prestados ao município de Blumenau. “Quis Deus que eu tivesse a oportunidade de homenagear a vossa excelência. Uma pessoa que acreditou no meu potencial, que me deu a oportunidade de poder de mãos dadas com o senhor, com a vice-prefeita Maria Regina, com os colegas de colegiado, construir uma história na cidade, melhorar a qualidade de vida da cidade e deixar um marco na gestão pública de Blumenau”, salientou, recordando o convite para integrar o colegiado municipal como secretário municipal de Desenvolvimento Social em 2022.
Matias também recordou a trajetória política e pública do prefeito. “Nesses últimos 20 anos, o senhor se dedicou muito à causa pública e essa necessidade de dedicação quase que integral para a vida pública, infelizmente, acaba nos tirando do convívio familiar. Por isso, nesse momento eu quero agradecer e parabenizar as famílias dos homenageados por cederem o tempo dessas pessoas tão importantes para que a cidade de Blumenau fosse beneficiada”, concluiu. Por fim, foi exibido um vídeo com depoimentos de pessoas conhecidas, ex-colegas de trabalho, amigos e políticos que destacaram suas experiências e seu convívio com o prefeito e também a sua carreira política.
O prefeito Mário Hildebrandt iniciou fazendo diversos agradecimentos. Agradeceu a Deus, a sua esposa e demais familiares. Também agradeceu à vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar pelo apoio e parceria e aos vereadores da Casa Legislativa pela parceria ao longo dos sete anos em que está na Prefeitura. Também agradeceu aos políticos e demais autoridades presentes, especialmente o vereador licenciado Alexandre Matias, que foi o proponente, e o homenageado César Botelho. “Nós conseguimos, junto com cada um dos secretários que estão aqui e com aqueles que passaram pelo mandato, construir um mandato exitoso de entrega de serviços e de ações em prol da população de Blumenau. Isso nos orgulha, mas não porque entregamos uma obra grande, mas pela entrega de pequenas e simples ações, como a entrega de material e uniforme escolar, mas que mudam a vida das pessoas”, destacou o prefeito, se dirigindo aos presentes e agradecendo por fazerem parte de sua história de vida pessoal e política.
Em outro momento, o prefeito também contou um pouco da sua trajetória pessoal e profissional com a vinda a Blumenau para estudar Administração em 1990. Também falou do seu trabalho no Cerene, o ingresso na faculdade de Serviço Social quando conheceu a esposa, o início da sua trajetória pública e política, sendo secretário municipal de Assistência Social, vereador, presidente da Câmara de Vereadores, vice-prefeito e prefeito da cidade. “Deus foi criando condições para que eu pudesse estar aqui e recebendo esse Título de Cidadão Blumenauense e Ele me deu sabedoria, me deu discernimento e foi colocando pessoas ao longo dessa trajetória, meus amigos, minha esposa, os colegas de trabalho, os secretários, que contribuíram para que isso acontecesse. Eu olho para tudo isso e o sentimento é de gratidão a Deus e de que isso é presente de Deus. Só quero agradecer a cada cidadão dessa cidade, da cidade que me adotou e me deu oportunidade”, concluiu, agradecendo a cada um e desejando que Deus abençoe os lares e as famílias como tem abençoado a dele.
Fonte: CMB
Então, as moções já não fazem mais sentido, pois são dadas a qualquer pessoa, agora estão banalizando mais um titulo .
Mérito em prol do município ? O Prefeito foi eleito, o secretário é cargo comissionado,recebem mensalmente pelos serviços prestados, onde está o mérito ?
Só falta darem mérito para o caixa eletrônico quando este dispensa o dinheiro sacado pelo correntista .
Quanto exagero no breve discurso do Prefeito Mario na homenagem! Deus foi citado cinco vezes, tudo que ele conseguiu foi de Deus! Até parece que os demais presentes foram esquecidos pelo Deus dele! Menos, prefeito, menos!