Nesta dia 2 de maio, a FURB completa 59 anos de história, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural de Blumenau e região. Tem como missão promover o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, respeitando e integrando a diversidade cultural, fomentando o desenvolvimento social, econômico e ambiental responsável. Sua visão é ser uma universidade pública reconhecida pela qualidade e sua contribuição e inovação na vida regional, nacional e global.
Em quase 60 anos, já formou mais de 60 mil profissionais. Hoje, oferece 74 cursos de graduação, sendo 55 cursos FURB e destes, sete EaD, e 19 cursos FUMDES, em diferentes regiões de Santa Catarina. Também oferece nove especializações, 13 mestrados e quatro doutorados, além do ensino médio, totalizando aproximadamente 8 mil estudantes.
Suas ações sociais, científicas, esportivas, ambientais e de saúde impactam os 14 municípios da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), região responsável por quase 30% do PIB catarinense.
Realiza mais de 600 projetos de pesquisa, com 170 professores e 365 estudantes bolsistas. em 113 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Em 2022, realizou 89 projetos de extensão, que impactaram no atendimento de 27.549 pessoas.
Conta com 1.059 servidores, sendo 614 professores (58%) e 455 técnicos administrativos (42%).
Sua área física é de 568.963 m² e a infraestrutura ocupa 90.981 m² de área construída, dividida em quatro campi, com um total de 2.162 ambientes, entre eles 310 laboratórios e 186 salas de aula.
Tem convênios, parcerias e acordos firmados com universidades e instituições de ensino de 25 países e semestralmente oferta editais com programas de intercâmbio aos estudantes que já concluíram 25% da graduação.
Realizou quase 30 mil atendimentos em seu complexo integrado de saúde, incluindo consultas, clínica geral, tratamentos médicos, em programas em parceria com prefeituras, AMVE, governos estadual e federal.
Foram mais de 18 mil atendimentos de fisioterapia e 11 mil atendimentos de enfermagem. Nas clínicas odontológicas, em média 4 mil atendimentos são realizados anualmente.
Em 2022, foram realizados mais de 2.700 atendimentos psicológicos, além de atendimentos em educação física (532) e nutrição (338). Os atendimentos à pessoa idosa também somaram mais de 2.700 no ano.
Com foco nas licenciaturas, desenvolve 17 projetos de extensão vinculados e promove a formação de professores, com mais de 11 mil atendimentos/ações realizados em média por ano.
Em seu Núcleo de Prática Jurídica, registra uma média de 1.200 atendimentos por ano. No Hospital Escola Veterinário, somente em 2022, foram mais de 1.200 atendimentos em saúde animal.
Arte e cultura
O compromisso com a arte e a cultura também são marcas da Universidade Regional de Blumenau que realiza desde 1987, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB). O Salão Angelim seleciona exposições de artes visuais por meio de edital anual e recebe propostas de outros estados além de Santa Catarina. A Orquestra, o Coro e a Camerata de Violões da FURB, bem como os grupos de Dança e o Grupo Teatral Phoenix são espaços de produção artística e cultural integrados à comunidade, que participa ativamente dos grupos e atividades. Em 2022, as ações culturais da FURB alcançaram um público superior a 94 mil pessoas.
Programação Especial pelo 59° Aniversário da FURB
02/05 – Semana Acadêmica dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação
02/05 – Exposição “Nem Tudo Cabe Dentro” por Ana Clara Selhorst
02/05 – Visita à Exposição Fritz Müller
02/05 – XXIX Semana Acadêmica de História
02/05 – Evento de aniversário de 59 anos do curso de Ciências Econômicas
09/05 – Feira da Economia Solidária
09/05 – II Congresso Internacional “Dignidade Humana em tempos de (pós) Pandemia: Direito e Democracia no Brasil Contemporâneo”
09/05 – Espetáculo “Auto-Retrato” por Erika Rosendo – Prêmio Funarte de Circulação e Difusão da Dança 2022
10/05 – Palestra sobre Persuasão com a Clau Boaventura
11/05 – XVI Encontro de Economia Catarinense
15/05 – Exposição “Escribas – Mostra Internacional de Escrita Assêmica”
15/05 – XIX Semana Acadêmica de Enfermagem
27/05 – Oficina de Aquarela com Nestor Jr.
Fonte: FURB
Indiscutível a importância da FURB para Blumenau e sua região. O texto é claro sobre a história dessa universidade construída com toda a capacidade de luta dos empresários e de toda a cidade. E essa linda história pode ser ferida com a mudança de nome da Universidade Regional de Blumenau para Universidade Federal do Vale do Itajaí. É inadmissível que a história da FURB não leve em razão o nome da cidade na transformação para Universidade Federal. É uma ofensa a toda essa linda história construída na terra do fundador que iniciou toda a construção regional desse Vale que uma hora é Vale do Itajaí outra médio Vale ou será Vale ou como o texto do jornalista diz ser Vale Europeu. Mas afinal que Vale é que vale? Vale desrespeitar o Dr. Blumenau para mais uma querer chamar nossa cidade de Vale do Itajaí? Sabendo que Vale do Itajaí já é nome de universidade?