Junto com a chapa pura para Prefeitura de Blumenau, com Ricardo Alba e Percy de Borba, o Podemos homologou nesta segunda-feira, 29, sua nominata de vereadores completa, com 16 nomes.
Mas quem pensa que toda a nominata esta fechada coma majoritária, engana-se. Pelo menos dois pré-candidatos trabalham pela pré-candidatura de Odair Tramontin (NOVO). Aliás, na convenção do Podemos, tinha uma liderança do NOVO no local e brincou ao ser perguntado o que fazia ali. “Estou cuidando das nossas ovelhinhas!”
Dos 16 nomes, dois tem mais chances de chegar. A vereadora Cristiane Loureiro e o ex–vereador Jens Mantau. Tem também Guto Reinert, que concorreu em 2020, fazendo mais de 2.400 votos, que foram desconsiderados pela Justiça Eleitoral porque ele se desincompatibilizou fora do prazo. Mas, em seguida, ele foi o pivô das denúncias da operação Soldo Inflado, da Policia Civil. O processo acabou arquivado, mas a repercussão certamente terá impacto em sua votação.
A nominata tem algumas figuras carimbadas da eleição em Blumenau, como o professor Hahne e Roberto da Luz, este concorrendo com mandato coletivo com outros dois nomes. Todos sempre com votações de mediana para baixo.
O presidente municipal Fábio Fiedler diz que alguns candidatos devem surpreender na votação e aposta que o partido possa eleger até dois, sendo um pela sobra.
O Informe Blumenau entende que se conseguir garantir uma vaga já será uma vitória, na conjuntura de uma disputa em chapa pura, com menos estrutura que os demais.
Mas eleição, sabe como é…
Partido bom esse, um investigo pelo tapete negro e o outro no soldo inflado.
Guto Reinert candidato ?