A primeira baixa desta eleição em Blumenau, decretada pela Justiça Eleitoral, é da Federação PSDB-Cidadania. É Maria Elena Kramer, que concorreria como Maria Elena da Saúde. O juiz Clayton César Wandscheer concordou com os argumentos do Ministério Público Eleitoral, de que a filiação dela no PSDB não estava registrada no sistema FILIA, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral e integrado ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias, responsável para anotação das filiações partidária.
Em sua defesa, foi argumentado que, apesar dessa informação cadastral da Justiça Eleitoral, ela estava, de fato, filiada ao PSDB desde o ano de 2018, o que pode ser comprovado por ficha de filiação partidária, fotos extraídas do Facebook e Ata da Convenção Partidária realizada em 30/03/2019. Ela igualmente dá ênfase ao fato de seu registro de candidatura, também pelo PSDB, ter sido deferido nas Eleições do ano de 2020, por meio de decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Mas o juiz destacou que, houve mudanças no sistema de filiação, “que deve ser feita com base nos registros oficiais do FILIA, formalidade que, restou claro, não foi observada pela impugnada.”
O presidente da Federação PSDB-Cidadania, Éder Boron, diz vai se reunir com os advogados, e reforça que há uma sentença judicial que confirma a filiação dela e que deveria prevalecer a decisão. Mas, em caso de não poder reverter, a candidata será substituída.
Seja o primeiro a comentar