A primeira vez de Lula em Santa Catarina “desta vez”

Foto: Ricardo Stuckert/arquivo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Santa Catarina diversas vezes. Em Blumenau inclusive, em 2003, quando foi ovacionado pela população na Rua XV, ao final de um desfile da Oktoberfest. A última vinda foi em setembro de 2022, em Florianópolis, e, apesar do ambiente hostil de uma eleição, foi bem recebido por uma parcela representativa de pessoas.

Mas será a primeira visita depois de eleito presidente por mais de 60 milhões de brasileiros, entre eles, 30% do eleitorado catarinense. Se a campanha foi hostil, o que aconteceu depois da eleição foi um festival de aberrações antidemocráticas por parte de quem perdeu a eleição, que culminou com o 8 de janeiro de 2023.  Santa Catarina foi um dos lugares onde os protestos foram mais barulhentos.

É neste contexto que Lula chega nesta sexta-feira ao estado onde suas lideranças, em maioria, se orgulham de ser o “mais bolsonarista do país”. Há uma grande expectativa sobre o que pode acontecer durante a visita, prevista para Palhoça e depois em Itajaí. O previsto é a inauguração de uma das mais importantes obras viárias do Brasil, o anel de contorno viário da Grande Florianópolis, e a cerimônia de entrega de uma fragata.

O contorno viário da Grande Florianópolis se destaca pela sua magnitude e impacto. Com 50 quilômetros de extensão, a obra inclui pistas duplas, quatro túneis duplos e seis acessos por trevos, proporcionando uma alternativa eficiente e segura ao tráfego da BR 101. A obra foi realizada pela Arteris, que ganhou a concessão da rodovia, sob a regulação e fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Já a fragata em questão é considerada a primeira de quatro do mais moderno e inovador projeto de construção naval desenvolvido no país, por um estaleiro de Itajaí.  Tem tem 107,2 metros de comprimento e conta com pista para aeronave, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos.

São ações da iniciativa privada gestadas nos governos do PT, nas gestões Lula 2 e Dilma 1.

É isso que Lula vem fazer aqui, um ano e oito meses depois de assumir seu terceiro mandato. Vem capitalizar boas notícias, que é o combustível dos políticos.

Será um bom termômetro para sua popularidade em terras catarinenses, mas é preciso cuidado para que a temperatura não suba além da conta. A região de Itajaí, em especial, é conhecida por concentrar lideranças e núcleos organizados e barulhentos em defesa do bolsonarismo.

O PT organizou sua militância para comparecerem nos dois eventos, para darem apoio ao presidente e se protegerem de eventuais protestos mais consistentes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*