O vereador Professor Gilson (Patriota) usou a tribuna da Câmara Municipal na última quinta-feira para tratar de um problema importante que a Prefeitura precisa resolver com urgência. A falta de professores e de secretários em escolas e CEIs de Blumenau.
Para se ter ideia, tem escola onde o contraturno não começou por falta de preenchimento de todos os quadros, sem falar na falta de professores regentes e de apoio. O ano letivo começou no dia 6 de fevereiro
Uma situação que se agravou nos últimos dois anos, depois que o Governo do Estado elevou o piso salarial dos professores para R$ 5 mil, cerca de R$ 600 a mais que o pago no Município. O vereador diz que muitos educadores, que são contratados como temporários, aceitam a vaga em Blumenau mais ficam esperando a chamada do Estado, que quando acontece passa a ser mais vantajoso para os profissionais em termos financeiros. Lembra ainda que um existe um concurso ativo e diz que a Prefeitura deveria chamar os já aprovados. Em julho do ano passado, 617 professores foram incorporados.
O secretário de Educação, Alexandre Matias (PSDB), confirma a dificuldade, mas diz que a prefeitura está fazendo chamadas semanais para ACTs. Diz que os aprovados no concurso estão sendo chamados, aos poucos. Não soube me precisar o numero de profissionais que faltam nas escolas, mas ficou de apresentar e assim que fizer atualizo por aqui.
Veja o pronunciamento do vereador aqui.
Parabéns ao Professor Gilson pelo pronunciamento a respeito na falta de professores…
Se a prefeitura pagasse menos comissionados, certamente poderia tornar mais atrativo o salário dos professores…
Parabéns ao professor Gilson por levar o assunto ao Plenário.O secretário de educação atual chamado pelo prefeito não possui capacidade tecnica para o cargo,
mas está no cargo. Vejam que
sequer sabe o número de profissionais em falta.Enquanto utilizarem a máquina pública para cargos como fazem, não haverá mudanças.
Se não jogassem dinheiro fora com as lombadas eletrônicas e outras coisas desnecessárias, daria pra remunerar decentemente os professores!!!
Vcs vereadores e o prefeito deveriam ouvir o povo, estes sabem o que é preciso!!!